A importância de treinar redações e questões discursivas

A cada certame que passa, as provas ficam mais difíceis e a concorrência mais preparada. Foi-se o tempo em que a gente podia fazer concurso contando com o que aprendeu na faculdade e com a sorte. O único fator sorte existente em concurso é “dar a sorte de cair o que eu estudei”, sendo assim… Quanto mais a gente estuda, mais “sorte” a gente tem.

E os concursos têm apresentado questões mais difíceis, mesmo. E órgãos públicos que não costumavam cobrar questões discursivas passaram a contar, também, com esse tipo de avaliação. E como todo o preparo para concurso, o bom é a gente contar com tempo, usar de tranquilidade e não deixar nada pra cima da hora.

Eu considero que existem alguns hábitos que auxiliam na construção de boas respostas para questões discursivas e redações, e vou deixar aqui pra vocês!

1. Leia. Crie o hábito de ler todos os dias. Comece com 15 minutos por dia, e vá aumentando. Mas leia SEMPRE. Não adianta ler uma tarde inteira no domingo e passar o resto da semana sem fazer isso.

2. Varie o seu material de leitura. Busque artigos científicos, livros técnicos, mas também inclua na sua rotina de leitura jornais e revistas, livros de ficção, romance, fantasia… Procure autores nacionais e estrangeiros. Isso influencia na amplitude do seu vocabulário e na sua capacidade de escrever textos mais formais ou mais informais, mas sempre com corretos.

3. Escreva. Envie e-mails com atenção, sem abreviar palavras, buscando um texto coerente, que tenha a estrutura de uma boa redação e promova uma comunicação clara. Busque evidenciar o esqueleto básico de “Introdução + desenvolvimento + conclusão” nas mensagens do seu dia-a-dia.

4. Escreva mais ainda. Escrever bem exige prática. Tire alguns minutos do seu dia e escreva. Pode ser um e-mail ou mensagem mais longa para um amigo com quem você não conversa há muito tempo. Pode ser um elogio (ou até reclamação) para uma empresa que você conheceu os produtos ou serviços recentemente. Faça um relatório das suas atividades da semana para o seu chefe. Faça resenhas sobre suas séries e filmes favoritos. Vá um pouco além de simplesmente responder o que você precisa responder.

5. Releia seus próprios textos. Não precisa ser hoje, pode ser na semana seguinte. Mas perceba como depois de um tempo lendo mais e escrevendo mais, você consegue identificar pequenos erros e oportunidades de melhoria nos seus textos. Faça essas correções. E continue treinando.

6. Questões de provas. A gente nunca sabe o que espera pela gente nas provas. Mas a gente pode diminuir o fator surpresa conhecendo a banca. Resolva as questões. Procure pelos gabaritos oficiais. Converse com seus amigos sobre os seus textos. Não tenha vergonha de se expor, porque só erra quem faz. E só melhora e cresce quem aceita críticas.

GALERA DE BRASÍLIA!

Vai ter curso para provas discursivas abordando, inclusive, os “estudos de caso” que estão na moda entre as bancas examinadoras!

Vamos ter dicas, análise de questões, questões sendo feitas na hora, e correção de uma redação com comentários enviados após o curso! Vai ser SHOW!

O investimento?

• Alunos novos: R$ 150,00

• Ex-alunos e associados ABDF: R$120,00

Os valores incluem apostila/ material do curso e coffee break (aquele da Dona Marise! Hehehe!)

Informações e inscrições por favor mande um e-mail: santabiblioteconomia@gmail.com

TALITA JAMES

– Bibliotecária formada pela Universidade de Brasília, trabalha atualmente no Supremo Tribunal Federal e é mestranda em Ciência da Informação na Universidade Federal de São Carlos. É colaboradora do Santa Biblioteconomia escrevendo no blog e ministrando cursos. Carioca de nascimento, brasiliense de carreira, cidadã do mundo por opção. Na biblioteca fala baixo e fora dela, toca.