COMO USAR A NORMA APA

As normas APA compõe um estilo de escrita e formatação para trabalhos acadêmicos, mais especificamente artigos periódicos. 

Estas normas surgiram com o manual de estilo da American Psychological Association (APA) e são amplamente utilizadas, em sua totalidade ou com alterações, por diversos periódicos científicos e instituições acadêmicas. Tendo sido publicado pela primeira vez em 1929, o Estilo APA teve diversas reedições ao longo dos anos, a fim de atualizar as normas e adequá-las às novas necessidades encontradas pela pesquisa científica, sendo que última atualização do Estilo APA foi lançada em 2009.

Similar ao que ocorre com o Estilo Vancouver, o Estilo APA também não apresenta padrões de formatação para a apresentação gráfica e nem para a estrutura do trabalho acadêmico, sendo mais voltado para a edição de referências. Para fechar essa lacuna, é possível adotar as normas ABNT para a estruturação do trabalho e as normas APA para formatar as citações e referências bibliográficas no texto do trabalho.

Citações nas normas APA

O sistema utilizado pelas Normas APA é autor-data, isto é, o sobrenome do autor e o ano de publicação. Portanto, o texto deve ser documentado citando o autor e a data de publicação dos trabalhos pesquisados e consultados, sendo que todos os autores citados no texto devem estar presentes nas referências com as informações completas.

Uma citação em um artigo necessita da inclusão do nome do autor da fonte, que comumente ocorre nas frases que introduzem o material citado, da data de publicação e um número de página entre parênteses, se houver. No final do artigo, uma lista das referências fornece a informação completa sobre a publicação da fonte, sendo que essa lista deve ser apresentada pela ordem alfabética do último nome dos autores ou dos títulos dos trabalhos, caso não existam autores.

Abaixo, veja como se referenciar diversos tipos de fontes de consulta.

Trabalhos com um autor

O sobrenome do autor deverá ser escrito com a primeira letra em maiúsculo e o restante em minúsculo, independente de estarem fora ou dentro dos parênteses.

Exemplo:

  • No texto: (Giddens, 1978) ou Giddens (1978)

  • Nas referências: Giddens, A. (1978). Novas regras do método sociológico. Rio de Janeiro: Zahar.

Dois autores

Quando um trabalho tem dois autores, citar os sobrenomes seguidos da data de publicação toda vez que a referência ocorrer no texto.

Exemplos:

  • No texto: Moody e White (2003) ou (Moody & White, 2003)

  • Nas referências: Moody, J., & White, D. R. (2003) Structural cohesion and embeddedness: a hierarchical concept of social groups. American Sociological Review, 68(1), 103-127.

Três a cinco autores

Quando um trabalho tem três, quatro ou cinco autores, acrescentar todos os sobrenomes na primeira citação seguida da data de publicação. Nas subsequentes, incluir apenas o sobrenome do primeiro autor seguido de et al. e a data de publicação — entre parênteses.

Exemplos:

  • No texto (1ª citação): Alves Filho, Cerra, Maia, Sacomano Neto e Bonadio (2004) ou (Alves Filho, Cerra, Maia, Sacomano Neto, & Bonadio, 2004)

  • No texto (citações subsequentes): Alves Filho et al. (2004) ou (Alves Filho et al., 2004)

  • Nas referências: Alves Filho, A. G., Cerra, A. L., Maia, J. L., Sacomano Neto, M., & Bonadio, P. V. G. (2004). Pressupostos do gerenciamento da cadeia de suprimentos: evidências de estudos sobre a indústria automobilística. Gestão & Produção, 11(3), 275-288.

Seis ou mais autores

Quando um trabalho tem seis ou mais autores, citar apenas o sobrenome do primeiro autor seguido de et al. e a data de publicação — nas referências acrescentar todos os autores.

Exemplos:

  • No texto: Alves Filho et al. (2001)

  • Nas referências: Alves Filho, A. G., Rachid, A., Nogueira, E., Donadone, J. C., Martins, M. F., Truzzi, O. M. S., Bento, P. E. G., Martins, R. A., & Vanalle, R. M. (2001). O consórcio modular e seus impactos na cadeia de suprimentos da fábrica de motores VW-São Carlos (Relatório Final, Projeto Temático, Processo FAPESP 97/13071-9). São Carlos, SP, Universidade Federal de São Carlos.

Autor entidade

Corporações, associações, órgãos governamentais , entre outros, deverá ser escrito por extenso na primeira citação e abreviado a partir de então.

Exemplos:

  • No texto (1ª citação): Banco Central do Brasil [BACEN] (2003)

  • No texto (citações subsequentes): BACEN (2003) ou (BACEN, 2003)

  • Nas referências: Banco Central do Brasil. (2003). Anuário de crédito rural.Recuperado em 10 novembro, 2003, de http://www.bcb.gov.br/htms/CreditoRural/2001/rel53211.pdf

Sem autor

Inclusive materiais legais, citar no texto as primeiras palavras do título, ou o título inteiro se ele for curto e o ano. Na lista de referências coloque o título na posição do autor.

Exemplos:

Fonte secundária

Citação de um trabalho discutido em fonte secundária, indicar o autor da obra original e o ano (se possível), logo após acrescentar “como citado em” o autor, ano e página da obra utilizada para consulta. Na lista de referências indicar apenas os dados da obra secundária (material que foi utilizado como meio de consulta para a citação). No caso de citação direta é obrigatório a indicação da página.

Exemplos:

  • No texto: Den Dulk et al. (1999 como citado em Rego & Souto, 2004, p. 32).

  • Nas referências: Rego, A., & Souto, S. (2004). Comprometimento organizacional em organizações autentizóticas: um estudo luso-brasileiro. Revista de Administração de Empresas, 44(3), 30-43.

Livros

Caso a cidade onde se localiza a Editora não seja uma cidade conhecida, acrescente o Estado ou País (usar abreviaturas para o Estado). Coloque dois pontos após a localização. Se duas ou mais localidades de publicação são apresentadas, indicar a localidade primeiramente listada no livro ou, caso especificado, a localização da matriz da editora.

Exemplo:

Toffler, A. (1994). O choque do futuro (5a ed.). Rio de Janeiro: Record.

Periódicos científicos, revistas e boletins

Indicar o número do volume (em itálico) e número da edição (quando houver) para periódicos científicos, revistas e boletins informativos.

Exemplo:

Peci, A. (2007). Reforma regulatória brasileira dos anos 90 à luz do modelo de Kleber Nascimento. Revista de Administração Contemporânea, 11 (1), 11-30.

Periódico eletrônico

Sobrenome, Nome abreviado. (ano de publicação). Título do artigo. Nome do eletrônico Periódico, volume (número), páginas. Recuperado em dia mês, ano, endereço eletrônico completo.

Exemplo:

Santos, C. P. dos, & Fernandes, D. H. von der (2007). A recuperação de serviços e seu efeito na confiança e lealdade do cliente. RAC-Eletrônica, 1 (3), 35-51. Recuperado em 5 dezembro, 2007, de http://anpad.org.br/periodicos/content/frame_base.php?revista=3

Artigo de revista

a Indicar a data apresentada na publicação – ano e mês para publicações mensais ou ano, mês e dia para publicações semanais e/ou diárias, acrescentar o volume, o número (se houver) e páginas (número de páginas).

Exemplo:

Schwartz, J. (1993, September 30). Obesity affects economic, social status. The Washington Post, pp A1, A4.

Tese e dissertação

Sobrenome, Nome abreviado. (ano de publicação). Título do Trabalho. Tipo do documento, Instituição, cidade, estado, país.

Exemplo:

Nogueira, E. E. S. (2000). Identidade organizacional – um estudo de caso do sistema aduaneiro brasileiro. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

Documentos eletrônicos

Documentos eletrônicos devem indicar o ano de publicação ou, caso a fonte seja atualizada regularmente, a data de atualização mais recente. Após o título, usar os termos “recuperado” ou “de” e indicar o endereço eletrônico, permitindo o acesso imediato ao documento.

Exemplo:

Famá, R., & Melher, S. (1999)Estrutura de capital na América Latina: existiria uma correlação com o lucro das empresas? Recuperado em 15 abril, 2004, de http://www.fia.com.br/labfin/ pesquisa/artigos/arquivos/1.pdf

Manuais que você pode usar para se inspirar e obter mais exemplos: AQUI e AQUI

Ranganathan não faz milagre, estudar sim!

Thalita Gama

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s