Pílulas de ABNT – NBR 6024 – Informação e documentação – Numeração progressiva das seções de um documento escrito – Apresentação.

Aeeee! Mais um dia de pílula? Mais um dia de pílula!

E hoje vamos falar sobre norma curtinha, mas essencial!!!

A norma se aplica a todos os tipos de documentos escritos, exceto:

• Documentos que possuem sistematização própria (dicionários, vocabulários etc.),

• Documentos que não necessitam de sistematização (obras literárias em geral).

Principais regras

• Sempre use algarismos arábicos na numeração.

• O indicativo de seção é alinhado na margem esquerda, precedendo o título, dele separado por um espaço. Não são utilizados sinais como o ponto ou hífen para separar a numeração do título da seção.

• Deve-se limitar a numeração progressiva até a seção quinária.

• O indicativo das seções primárias deve ser grafado em números inteiros a partir de 1.

• O indicativo de uma seção secundária é constituído pelo indicativo da seção primária a que pertence, seguido do número que lhe for atribuído na sequência do assunto e separado por ponto. Repete-se o mesmo processo em relação às demais seções.

• Os títulos das seções devem ter destaque gradual.

• Todas as seções devem ter um texto.

• As alíneas, exceto a última, terminam em ponto-e-vírgula.

Tranquilinha, né? Tem arquivo fofinho pra fazer impressão e colar na porta do banheiro

AQUI!

TALITA JAMES

– Bibliotecária formada pela Universidade de Brasília, trabalha atualmente no Supremo Tribunal Federal e é mestranda em Ciência da Informação na Universidade Federal de São Carlos. É colaboradora do Santa Biblioteconomia escrevendo no blog e ministrando cursos. Carioca de nascimento, brasiliense de carreira, cidadã do mundo por opção. Na biblioteca fala baixo e fora dela, toca.