Músicas para estudar

Um monte de gente gosta, um monte de gente não dá conta. Mas a verdade é que a música pode alterar (para o bem e para o mal) o comportamento do nosso cérebro.

Um tempo atrás, uma querida amiga minha me enviou 3 áudios que ela disse que eram excelentes para aumentar a concentração durante os estudos. Eu ouvi e confesso que ajudaram tanto, mas tanto, que senti necessidade de entender o que estava acontecendo.

Eram músicas do sistema hemi-sync (sincronização hemisférica), uma das descobertas de Robert Moroe. O cara era muito cabuloso e estudou a influência de ondas de rádio no cérebro e na aprendizagem. Daí chegou a esse modelo que se utiliza de ondas alfa, beta, gama, teta e delta sincronizadas em ambos os hemisférios cerebrais. E olha que louco: cada tipo de onda tem uma função específica:

Alfa: Inspiração – concentração – intuição
Beta: Alerta – concentração – cognição
Gama: Relaxamento – visualização – criatividade
Teta: Meditação – intuição – memória
Delta: Cura – sono – rejuvenescimento

– Tá. Mas e dai?

Daí que uma vez que os dois hemisférios do cérebro estão sincronizadinhos, o nosso poder de concentração aumenta. E com isso a capacidade de aprender também aumenta. Eu costumo sentir até cosquinha no cérebro depois de alguns minutos ouvindo esse tipo de música =)

– Tá, mas eu não dou conta de ouvir música estudando.

Não precisa, Você pode ouvir por uns 10 minutos, antes de estudar. E sempre que sentir necessidade, para um pouco, escuta mais 5 minutinhos, e volta a estudar. Pra quem consegue estudar ouvindo música, é show.

São músicas que tem um efeito ainda mais interessante se você ouvir com fones. Desligando mesmo do ambiente externo e deixando a música agir. Elas também são legais para fazer meditação ou relaxar depois de um dia mais estressante. Mas pra estudar, são perfeitas!

– Ta. E onde eu acho isso?

Olha, pesquisando por Hemi-sync no YouTube você acha bastante coisa. Mas como aqui é TRABALHO, vou deixar o link de uma playlist no spotify que é bem maneirinha: https://open.spotify.com/user/coopertuck/playlist/5VIoNZxIZ4czRGQTeo98B0

Bons estudos!

TALITA JAMES

– Bibliotecária formada pela Universidade de Brasília, trabalha atualmente no Supremo Tribunal Federal e é mestranda em Ciência da Informação na Universidade Federal de São Carlos. É colaboradora do Santa Biblioteconomia escrevendo no blog e ministrando cursos. Carioca de nascimento, brasiliense de carreira, cidadã do mundo por opção. Na biblioteca fala baixo e fora dela, toca.