Conhecendo as Bancas: CESPE e FCC

Existe uma coisa que faz a maior diferença na hora das provas de concurso e que poucos candidatos tem tempo e facilidade para fazer: conhecer a banca. Mais do que simplesmente resolver muitas questões de uma determinada organizadora, saber o que e como estudar para as provas que ela elabora pode ser a diferença entre a aprovação e mais tempo na “fila de espera” dos concursos.

A proposta dessa nova linha de posts aqui do blog é justamente essa: explicar aos candidatos o que esperar de cada banca e como se preparar melhor para cada uma delas. As escolhidas de hoje? O tão temido CESPE e a famosa FCC, que sem dúvida são as bancas que organizam os concursos mais concorridos da nossa área.

CESPE

Banca da Universidade de Brasília, o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos – CESPE, tem a má fama de ser uma das piores bancas de concurso. Mas para quem estuda há mais tempo, o CESPE acaba por se tornar uma das bancas favoritas. Pra entender o motivo desse “amor e ódio” é só analisar as principais características da banca com um pouquinho mais de objetividade. Vamos lá?

Características Técnicas

  1.  Questões “Certo ou Errado”. Essas questões deixam menos margem para chute técnico. Não existe a possibilidade de uma questão estar “meio certa” ou “meio errada”. E como não há critérios comparativos, muitos candidatos acabam ficando indecisos e nervosos. Uma dica pra aprender a lidar com isso: uma questão “meio certa” ou “meio errada” é uma questão ERRADA. Mesmo que 99% da questão esteja certa, e apenas 1% errada, saiba: ela está errada. Ainda assim, é possível que o CESPE elabore provas com múltiplas alternativas. Por isso, é muito importante que o candidato leia bem o edital antes mesmo de fazer sua inscrição e esteja preparado para isso na hora da prova.

  2.  Fator de correção. Muitas das provas do CESPE (mas nem todas! Preste atenção no edital, sempre!) costumam ter fator de correção. É o famoso “Uma errada anula uma certa”. O candidato que não lê edital, ou que tem o hábito de marcar respostas no gabarito sem ter certeza do que está fazendo acaba tendo grandes chances de ser eliminado. Existem duas dicas importantes aqui: 1) ao estudar, procure fazer alguma marcação para diferenciar as respostas que você não tinha certeza absoluta. Ao corrigir a prova, identifique as matérias que você não tem um bom índice de acertos ao “chutar” e aquelas em que você pode confiar nos seus instintos. 2) Dê mais ênfase nos seus estudos para as matérias em que você tem um maior índice de erros, e na hora da prova lembre-se de NÃO MARCAR AO ACASO nessas matérias.

  3.  As provas discursivas costumam cobrar conhecimentos específicos. O CESPE valoriza muito o conhecimento específico dos seus candidatos. Por isso, é muito mais frequente que os temas de provas discursivas estejam dentre os assuntos cobrados na prova de conhecimentos específicos.

  4.  As provas de conhecimento específico tem maior peso. Na maioria dos editais do CESPE as provas específicas tem um peso maior. Quando não tem peso maior, a nota obtida nesta prova é o primeiro critério de desempate entre candidatos. Além disso, o número de questões sobre conhecimentos específicos costuma sem maior do que o número de questões sobre conhecimentos gerais. Por isso, é vantagem para o candidato se dedicar um pouco mais aos livros de biblioteconomia do que às outras matérias.

Características de Conteúdo

  1. Edital padrão. Os editais do CESPE, no que diz respeito ao conteúdo a ser cobrado nas provas, costuma ser padronizado. Em alguns poucos concursos isso muda, e geralmente em duas matérias: Classificação (dependendo do sistema adotado pela biblioteca do órgão público) e Informática para bibliotecas. É claro que podem existir outras mudanças no “edital padrão” do Cespe, mas essas são as mais comuns.

  2. Questões conceituais. O CESPE, em suas questões de biblioteconomia, tem como prática cobrar conhecimentos mais conceituais e teóricos, cobrando muito raramente o conhecimento aplicado. Isso siginifica que o candidato pode se dedicar a aprender mais os conceitos quando estiver estudando para provas do CESPE, sem se preocupar tanto com a aplicação destes. Isso fica mais perceptível em questões sobre as normas da ABNT, Classificação e Catalogação, por exemplo.

  3. Pegadinhas. O CESPE gosta de eliminar candidatos desatentos. É muito comum ver questões praticamente corretas, com apenas uma palavra de altera todo o sentido. Um “não” ou “Sempre” ou “exclusivamente”… todas essas palavras merecem a atenção do candidato e um alto índice de desconfiança.

 

FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS – FCC

Muitas pessoas criticam a FCC, dizem que é a Fundação Copiou Colou, é conhecida pela literalidade nas perguntas. Primeiramente é preciso entender que, seja qual for o concurso, o conhecimento literal da lei é fundamental, e falando da parte específica de biblioteconomia, saber os autores e suas diferentes teorias. Quem estuda para concursos maiores, como tribunais deve ter além da literatura um aprofundamento maior em questões mais complexas e não tão cobradas, mas a literatura nunca pode ser esquecida.

Características Técnicas

  1. As questões da FCC são de múltipla escolha, com cinco alternativas. Esse modelo é muito similar à maioria das bancas (exceto o Cespe). As provas costumam cobrar a maior parte do edital e a banca tem por hábito repetir o mesmo tipo de questão em várias provas. Isso faz com que a resolução de provas anteriores seja uma das melhores ferramentas de  preparação para o candidato.

  2. A Banca FCC vem mudando gradativamente nos últimos anos. Não podemos mais afirmar que ela é a banca conhecida por cobrar apenas “decoreba”, literalidade e lei seca. As últimas provas da banca têm apresentado questões que exigem raciocínio, conhecimento aprofundado da matéria e interpretação.

Abaixo, resumimos as principais mudanças ocorridas nos últimos anos:

 Principais mudanças na FCC:

  • Dificuldade: a FCC passou a cobrar as questões de uma forma “mais inteligente” exigindo raciocínio e interpretação para a resolução das questões. Antigamente, bastava decorar a lei e o candidato conseguiria uma excelente pontuação. Hoje, não basta decorar, é necessário entender a lei no contexto e saber aplica-la em casos práticos.

  • Casos práticos: várias questões da banca vêm exigindo a aplicação da lei em casos práticos, o que aumenta em muito o tempo de compreensão e resolução da questão.

  • Tempo de prova: a administração do tempo tornou-se um elemento de muita dificuldade na FCC, existem provas que candidatos bem preparados não vão conseguir fazer todas as questões. Então, é importante saber escolher quais questões resolver primeiro. Os textos dos enunciados estão longos e muitas vezes é preciso ter uma compreensão aprofundada do enunciado para resolver a questão.

  • Nota de corte: uma consequência direta das mudanças ocorridas na banca foi a diminuição da nota de corte. Ou seja, se antes o candidato precisava acertar 95% da prova para ser aprovado, hoje existem provas que o candidato consegue ser aprovado com 60% ou 70%.

Características de Conteúdo 

  1. Escolher não estudar algum conteúdo ou tópico: como as notas de corte estão mais baixas e muitas vezes não é possível resolver todas as questões da prova pela falta de tempo, você poderá optar por não resolver ou estudar tópicos ou disciplinas complexas com menor peso. Nossa recomendação é que nessas disciplinas a melhor opção é escolher apenas os conteúdos que mais caem e estudar apenas esses.

  2. Comece pelas questões mais fáceis: as provas da FCC estão preparadas para cansar o candidato, então, pule as questões mais difíceis e comece pelas mais fáceis. A banca costuma colocar as questões mais difíceis no início da prova e início de cada disciplina, alguns candidatos têm conseguido bons resultados resolvendo as questões de trás para frente.

  3. Cuidado com o tempo: excelentes candidatos não têm conseguido a pontuação mínima em provas por não saberem administrar o tempo e pular questões mais complexas. Nem todas as provas da FCC possuem essa característica de falta de tempo, então, nossa sugestão é que você veja bem o edital para analisar se essa é uma característica de sua prova.

  4. Faça exaustivamente as últimas provas: a FCC costumava manter um padrão de prova por cargo, hoje ela está exigindo provas parecidas para cargos diferentes. Então, a resolução exaustiva das últimas provas ajudará você a entender esse novo estilo FCC.

  5. Faça resumos das leis e tabela de prazos. Quando estiver estudando, sempre tenha atenção as siglas, datas, marcos, definições. Revise constantemente os resumos e as tabelas, e na semana da prova.

 

Tem coisas que lemos e não sabemos se devemos apenas ler ou decorar, na dúvida decore. Temos sempre que nos preparar com sobra, para não termos nenhuma surpresa na hora da prova. Aí está a importância de resolvermos muitos exercícios da banca que iremos prestar concurso. Pois se resolvemos uma questão em que ela cobrou um detalhe muito traiçoeiro, por que então não cobraria de novo? Além de uma autoavaliação os exercícios nos ajudam na mudança de foco no assunto, isso para nos adaptar melhor a forma como seremos avaliados.

E você? Tem mais alguma dica sobre o CESPE  e FCC que não foi falada aqui? Deixe um comentário pra gente!

* A parte da banca CESPE foi escrito para um artigo na Biblioo pela Talita James, link aqui  
         >>>>>>>>>>>>>>>>>>

No RJ teremos um curso presencial e específico para a banca FCC e CESPE, 2 dias de curso, com foco na teoria e exercícios das bancas. Será dias 19 e 26 de maio. Para mais informações mande um e-mail: santabiblioteconomia@gmail.com

>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Esse post foi feito em conjunto:

THALITA GAMA E TALITA JAMES

Ranganathan não faz milagre, estudar sim!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s