Estudando CDD e CDU para concursos

Você já deve ter percebido que é diferente estudar classificação para a vida real – classificar materiais em uma biblioteca – e estudar para concursos. Nem sempre o que as bancas cobram nos concursos é usado no dia-a-dia e nem sempre o que usamos para classificar é cobrado no concurso.

Na vida real podemos consultar as normas quando a dúvida bate, perguntar a algum bibliotecário mais experiente ou só seguir os procedimentos que já foram pré-modelados na sua biblioteca e a vida segue.

Contudo, é importante ficar atento também para que as rotinas que existem no seu trabalho – e nem sempre estão certas ao olhar a literatura e regras de aplicação – influenciem o seu desempenho em uma questão. Em breve vou escrever um texto só sobre esse erro clássico de muitos concursos.

Falando de classificação, que é o foco desse artigo, como estudar afinal? Espero que você já tenha uma base sobre classificação da faculdade, mas se não tiver tudo bem, seu objetivo é acertar as questões que vão aparecer sobre, aprender a classificar de fato você se preocupa quando estiver trabalhando, empossada no seu cargo público.

Dificilmente em uma questão de prova você terá que Classificar do zero – Normalmente a classificação já está na questão e você tem que se ligar no que representa a classe, ajuda você tentar decorar áreas relacionadas ao órgão da prova, exemplo, prova do IBGE, decore as classes de geografia, estatística etc, assim como um concurso do TRT você deve ficar de olho na área de direito, direito trabalhista etc, sacou? 

Exemplo: 

Para acertar essa questão você deveria saber que estão usando a CDU e qual a função dos sinais. O erro é a forma de ligação dessa classificação, o número segundo a CDU está correto: 32 política e 34 direito, porém ele diz que a obra trata da relação entre esses assuntos e o sinal de relação é o dois pontos : não a adição +, que seria usada quando você trata de um assunto e também de outro no mesmo documento. 

Na prática recomendo que você:

  • Leia a introdução da CDD AQUI

  • Leia o manual de CDU do professor Odilon AQUI

  • Faça questões de várias bancas sobre o assunto. Analise como é cobrado. Aprenda com as questões.

  • Decore os sinais da CDU (sempre é cobrado) e as classificações gerais.

Dica extra de leitura:

Livro do Sebastião de Souza AQUI

E você tem alguma outra dica?

 

 

Ranganathan não faz milagre, estudar sim!

Thalita Gama

 

 

Anúncios

One thought on “Estudando CDD e CDU para concursos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s