Dicas rápidas para uma prova de auxiliar de biblioteca

Vai fazer uma prova de auxiliar de biblioteca?

Atenção com:

• Questões que querem confundir a atuação do bibliotecário e do auxiliar de biblioteca

• Troca dos conceitos entre os setores da biblioteca, por exemplo colocar como se a indexação fosse feita no setor de referência.

• Tipos de fontes de informação e sua utilização.

• Existem formas diferentes de catalogação, mas a mais utilizada é a Classificação Decimal de Dewey – CDD, para os íntimos – comum na maioria das bibliotecas em 135 países. Ela divide o conhecimento humano em dez grandes classes e atribui um número para cada uma. Depois, define números para as subclasses, sub-subclasses e assim por diante.  Por exemplo, se precisamos de um livro sobre religião, teremos de buscá-lo na classe 200, que é a das obras sobre religião. Se queremos uma Bíblia, encontraremos todas que houver no acervo, catalogadas na subclasse 220. Religiões não-cristãs e comparativas aparecem no 290, depois da Bíblia.

• Ordenação na estante e formas de alfabetação. O Número de chamada é a junção do número de classificação que pode ser escolhido pela Classificação Decimal de Dewey ou Classificação Decimal Universal (Existem outras mas as principais são essas) e a numeração vinda da Tabela de Cutter, também chamada de notação de autor.

Decifrando o código dos livros

1. assunto

A centena 800 significa literatura  e a dezena 69 se enquadra em literatura portuguesa.

2. autor e obra

“A” é a primeira letra do sobrenome do autor e 481 é o número que o identifica na tabela de Cutter. O “c” é a primeira letra do título da obra.

A posição das obras na estante é de acordo com a numeração que se encontra em ordem crescente da esquerda para a direita.

Se você é bibliotecário e vai fazer uma prova de auxiliar de biblioteca, cuidado com as questões que parecem muito óbvias e fáceis. Errar essas pode ser seu fim. Atenção!!!

Boa sorte (: