Sabe quem é o seu maior inimigo? Você.

Tem um ditado –  não tenho certeza se é budista ou algo assim – que fala que nem o nosso maior inimigo pode nos fazer tanto mal quanto nós mesmos. E se você colocar a mão na consciência vai perceber que sim, é exatamente isso. Somos auto-sabotadores da nossa própria existência e sofremos por que não sabemos lidar com nosso próprio eu. #Thalitafilosófica 

Quando estamos num contexto de concurso público, em uma prova, o psicológico é uns 80% do sucesso. Não existe criatura inteligente o suficiente, que consiga segurar a onda da ansiedade, do medo, da depressão. E infelizmente, na visão de muita gente, isso é frescura. Não, não é.

Abrir mão de tudo o que te faz feliz, para estudar. Jogar toda a expectativa de sucesso da sua vida a um único dia, a uma única manhã, a um único resultado. Não tem como isso dar certo. E é o tipo de ilusão que eu já cai. De que vale a pena “sofrer o que eles não sofrem para viver o que eles sonham” OPA, mas a que preço? 

O ciclo se repete. Você jura que vai estudar com todo afinco, compra material, arruma sua mesa, senta a bunda 1 ou 2 dias, às vezes chega até a 1 semana focado… deleta as redes sociais, respira concurso…a hora é agora. Aí chega aquele dia que o desanimo bate, a preguiça chega junto, você resolve se dar um descanso. E não consegue voltar ao ritmo alucinante, e se culpa, e larga tudo pra lá se sentindo um lixo. E começa tudo de novo. Conheço gente que tá nessa a ANOS e não se toca.

Ah Thalita, então como eu vou passar? Respeitando seu limites, sua história, sua existência como um ser humano completo e não criando expectativas absurdas. Organizando seu tempo para o estudo, tornando isso um hábito no seu dia-a-dia. Aproveitando a trajetória do seu aprendizado. Assim que você vai passar. 

Estudar e passar em um concurso não precisa ser o pior período da sua vida. Sua vida é muito maior do que isso. Seja seu amigo, todo dia. Bom senso, meio termo e respeito a si mesmo ok? Pare de brigar e lutar por um padrão de comportamento que só existe na sua cabeça. Tenha mais compaixão consigo mesmo. Vai dar certo. Tamo junto.

Ranganathan não faz milagre, estudar sim!

Thalita Gama

Anúncios

5 thoughts on “Sabe quem é o seu maior inimigo? Você.

  1. Oi, Thalita

    Estou passando aqui para agradecer a sua disponibilidade em sempre motivar aos que escolheram esse caminho dos concursos para crescer.
    O seu curso online me ajudou muito e contribuiu para eu ser aprovada no concurso da UFBA.

    Certamente o inimigo maior está dentro de nós mesmos e a ele precisamos vencer e falar mais alto.

    Muito obrigada e grande abraço.

    Gostar

  2. Texto muito motivacional, amei! Penso que deletar toda sua vida em prol de passar no concurso é uma decisão um tanto equivocada. Acho que, assim como físico tem um limite, o psíquico também tem, logo se uma pessoa abdica de toda sua vida e estuda APENAS, uma hora vai cansar… Acho que organização de tempo é o ideal, abdicar de determinadas coisas que causam procrastinação é necessário, mas não de todas as outras áreas da vida. Até pq espairecer e relaxar recarrega as energias para voltar a estudar, ou seja, dar um tempo dos estudos complementa a volta deles rs. Parabéns pelo texto!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s