Ainda vale a pena estudar para concursos?

Minha sincera e direta opinião: Ainda vale.

E está ficando cada vez mais difícil.

Eu me formei na faculdade no começo de 2013. E procurar emprego na iniciativa privada era uma realidade. Ter bolsa de mestrado também. Hoje quando olho o mercado de trabalho, os cortes de orçamentos, o sucateamento das universidades, não vejo muitas outras opções ao recém-formado que quer um emprego, não estudar para concursos.

Por outro lado, muitas empresas privadas estão enxugando o quadro de funcionários, e bibliotecários experientes estão na rua. E mesmo com qualificação + anos de prática, não conseguem se reposicionar no sistema. Estudar para concursos acaba sendo a opção.

O país como um todo está num momento difícil, e o funcionalismo público que em certo momento foi visto como um local ruim pela “estabilidade” ou ainda por “acomodar” as pessoas, volta a atrair os olhares dos que no meio desse turbilhão de reforma da CLT, previdência etc preferem ser regidos pela 8.112 ( o que realmente é melhor sob diversos pontos de vista.)

Se você está em dúvida, se vale ou não a pena se dedicar a ser aprovado em uma prova, meu conselho: estude. Nada de ruim virá dessa decisão. No mínimo você você vai ganhar uma visão mais ampla e profunda da biblioteconomia, um ângulo diferente da faculdade.

Muito se fala sobre empreendedorismo, e na minha visão, empreender a própria carreira é isso, pensar a longo prazo, analisar sua vida individualmente, focar nos sonhos e ir. Com a garantia de um emprego, você pode estudar e se dedicar ao que achar melhor, e quem sabe ajuda a biblioteconomia a crescer.

One thought on “Ainda vale a pena estudar para concursos?