Faça o máximo que puder.

Todo mundo tem fases boas e ruins na vida, em relação aos estudos não pode ser diferente. 

Quantas vezes nos pegamos enrolando dias, semanas para estudar, para começar um projeto, se inscrever em um curso. Sabemos o que temos que fazer. No papel, o plano é simples, estudar, se dedicar, passar, curtir a vida. Mas como lidar com o desanimo do dia-a-dia? Como lidar todas as manhãs com a vontade de dormir mais um pouco, a vontade de aprender por osmose? 

Acredito que quando estamos em uma situação desconfortável – desemprego, dificuldades financeiras, cobranças diversas, infelicidade no trabalho atual – se torna um pouco mais fácil a dedicação aos estudos. Simplesmente pois queremos sair dessa situação e encaramos com mais seriedade o desafio de passar em um concurso.

Agora e quando nem tudo é tão desesperador assim? E quando seu trabalho é chato, mas ok, você não é rico mas as contas estão em dia, você até quer passar em um concurso ou passar em um concurso melhor do que o que você está no momento, mas a vontade de estudar não acompanha? Como se motivar quando sua vida está estabilizada?

É bem mais difícil. 

Porém, não impossível.

Primeiro, não podemos nos cobrar tanto assim. Querer uma efetividade no estudo de 100%. Tem que planejar o tempo, gradativamente, 1h por dia, até começar a se animar com o ritmo de estudos. Se você já teve uma época da vida em que foi muito dedicado ao estudos, use você mesmo como inspiração, se conseguiu lá atrás, agora também é possível. O ser humano é movido por desafios, quantas coisas achamos impossíveis e se concretizaram? E depois nem deram tanta felicidade assim. 

Adoro aquela música Ouro de Tolo do Raul Seixas que fala:

“Eu devia estar contente por ter conseguido tudo o que eu quis
Mas confesso, abestalhado, que eu estou decepcionado
Por que foi tão fácil conseguir e agora eu me pergunto: e daí?
Eu tenho uma porção de coisas grandes pra conquistar
E eu não posso ficar aí parado”

E não é exatamente isso? Sempre estamos atrás de algo, e quando esse algo chega parece que foi tão simples. Devemos sempre manter a motivação em alta, visualizar nossos sonhos, metas e objetivos de vida. Por mais que a gente passe por fases ruins e de desanimo, devemos encarar como são: fases! E mesmo nos tempos sombrios, fazer o máximo possível! Mesmo que o seu máximo seja só 1h podia agora, que seja ler 10 páginas em 1 dia, enfim, faça o máximo que puder, nas condições que tiver e se cobre menos. Ninguém é perfeito, disciplinado, motivado e estudioso 100% do tempo. 

Cada um tem seu tempo e sua evolução, essa é a mensagem. Espero que você dê o máximo de si em tudo e se supere sempre!

Ranganathan não faz milagre, estudar sim!

Thalita Gama

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s