Qual caminho seguir?

Hoje o assunto do blog vai um pouco além dos concursos. Converso com muitos bibliotecários e tanto entre recém formados quanto os que já tem uma estrada, ficam em dúvida sobre os caminhos a seguir na carreira.

Alguns me perguntam por exemplo sobre quando começar a estudar para concursos. Isso é muito relativo, mas eu acredito que você estudando normalmente para a faculdade já é o primeiro passo. Percebo que a maioria dos bibliotecários tem deficiências profundas em conhecimentos básicos da nossa área. Os motivos para isso são muitos, a questão é que, uma boa formação, ainda na faculdade, é o primeiro passo a aprovação.

E o mestrado? E a pós?

Se você tem planos de ser professor universitário um dia e seguir carreira acadêmia, vale o investimento de tempo e disposição. Lembrando que com toda certeza seu tempo será comprometido para outras atividades, mestrado é puxado.

Por outro lado, em alguns concursos existe a prova de títulos, que privilegia os que já tem uma formação extra e experiência de trabalho. Essa “vantagem” é valiosa nesses certames. Não valoriza o recém formado.  Além do que em vários órgãos existe o plano de carreira, onde vantagens financeiras são acrescidas ao salário pela formação.

E se eu quiser só estudar para concursos, compensa? Se você tem condições financeiras e apoio para isso, é uma boa opção. Tendo a consciência da dificuldade que é o estudo exclusivo. Não é fácil ter essa disciplina.

Pela atual conjuntura do país, não estamos tendo tantos concursos quando na era de ouro que foi 2010-2014. Isso não deve tirar seu foco, pois os concursos ainda existem e vagas também, a questão é que não estão abrindo com tanta frequência.

Minha sugestão que você deve adaptar a sua realidade pois não existe certo ou errado:

Se você está na faculdade, aproveite as oportunidades de bolsas, iniciação científica, estude de verdade para aprender, vai valer a pena. Quando estiver no último ano da faculdade comece a encarar com mais seriedade os concursos se essa for sua vontade.

Se você já trabalha em empresa privada e quer entrar em um concurso, pense em fazer uma pós a distancia para poder ter um título e vá estudando no tempo que der para as provas. Essa era a minha realidade e deu certo. quando entrei no serviço público já tinha terminado a pós e já comecei ganhando mais.

Estudar nunca é demais, todavia não acho que mestrado é para todos, que vida acadêmica é para todos. Tem que gostar e ter perfil.

Boa sorte nas suas escolhas.

10 thoughts on “Qual caminho seguir?

1. Ótimo texto, Thalita!
    Realmente a formação básica de (muitos?) bibliotecários têm deficiências. Para corrigir isso só estudando. Acho que a gente ainda se conforma muito com o que o professor fala, acha que é suficiente. É importante, mas está muito longe de ser suficiente. Isso se influencia na hora de estudar para concursos porque se você já tiver o hábito de estudar de modo mais consciente e autônomo na graduação isso vai se refletir tanto na sua formação básica quanto no seu estudo para concursos, pós e etc. Além de, obviamente, ajudar na hora de atuar profissionalmente. Sempre que penso sobre essa questão da formação / estudo / educação continuada na Biblioteconomia fico com a impressão (as vezes leve, as vezes nem tanto) que a gente tem medo de aprender.

Gostar

2. E no caso de uma outra graduação? Eu me formei em Biblioteconomia, na Unirio. Estou cogitando a possibilidade de pedir reingresso para Arquivologia.
    Vi que a grade tem muitas coisas em comum e eliminaria uns 2/3 períodos.
    Valeria a pena em vez de investir numa pós , por exemplo?

Gostar

• Clarissa acho que depende da sua estrutura de vida. Seu foco é mais ter um emprego ou continuar a estudar? Pq mesmo cortando disciplinas a faculdade vai te “prender” um pouco, se vc mora longe ainda vai ter todo o tempo de deslocamento. Tenho uma amiga que fez isso na UFF mas só depois que foi aprovada em um concurso, são escolhas. Pense na sua realidade e coloque na balança essas vantagens e desvantagens! Abraços

Gostar

3. Mais uma vez parabenizo pela temática. E concordo plenamente com a questão do perfil para seguir carreira acadêmica.
    Como meu foco é trabalho e preparação para concursos, estou focando muito neles. Além de formação à distância em cursos online.

Grande abraço