Pesquisar faz parte

Você conhece um bibliotecário preguiçoso?

Eu conheço vários! Por conta do trabalho aqui do blog e dos cursos preparatórios, sempre me questiono sobre como esses profissionais encaram a pesquisa.

Sim, pois nós bibliotecários devemos SABER pesquisar, principalmente quando nosso objetivo é a aprovação em um concurso público. Também devemos encarar isso como PARTE da nossa preparação!

É só você analisar postagens básicas na internet de indicação de livros ou qualquer material, dezenas de comentários querendo o link ou o arquivo direto. Ou ainda questionamentos sobre legislações, regras que de forma fácil todos tem acesso.

A mensagem é:

O Google está repleto de informações. E quase sempre é fácil e rápido. Gente que tem preguiça de ler e de procurar não vai muito longe. Busque, pergunte a outros bibliotecários claro, mas queira aprender onde está a fonte e não tudo detalhado.

No processo de busca você aprende. Assim foi comigo. Sempre conto nas aulas que quando estava estudando para concursos ficava com várias dúvidas e em lugar nenhum tinha a resposta, tive que ler muitos artigos, livros etc para chegar onde queria. Na informação específica.

Um exemplo foi o caso da Tabela de último recurso da CDD, fiz uma questão sobre isso e nunca tinha ouvido falar. Na época era aluna de um curso online, perguntei sobre isso mas o professor não me respondeu….. Decidida a saber, catei a CDD em inglês para ler a introdução, já imaginava que a resposta estava lá, e estava. Uns 2 anos depois conseguir a tradução dessa introdução e é o tipo de informação que eu não esqueço. Primeiro por que foi uma conquista clarear essa dúvida, segundo por que eu realmente estava interessada em aprender e pesquisar.

Pergunte, pesquise, troque material, compre bons materiais, faça cursos, tire dúvidas, mas não se acomode e nem ache que tudo vem de fora. Por melhor que seja seu material, professor o verdadeiro aprendizado vem do seu interesse em entender e correr atrás!

beija

LEMBRETE!

Dia 6 de março abre as inscrições da minha nova turma do PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS ONLINE. Faça já sua pré-inscrição AQUI e aproveite o preço promocional dos 7 primeiros dias! O curso dura 3 meses e será realizado de 10/04/2017 até 10/07/2017 😉

10 thoughts on “Pesquisar faz parte

1. Concordo plenamente Talita! Como concurseira e também ministrante de aulas para concursos observo isso nos candidatos, todos querem muita coisa fácil, “mastigada” e quando vem o concurso e a aprovação, infelizmente não são contemplados, atribuo a isso a falta de preparação completa, pois nada é por acaso e a curiosidade por aprender cada vez mais e entender o que se está aprendendo é que realmente leva a aprovação.
    Abraços Talita!!!
    Nilzete Gomes

Gostar

2. Olá
    Concordo com a Thalita, mas quero fazer um complemento: ir atrás de informação faz parte do nosso Ofício Bibliotecário!
    Se estamos acostumados a querer conseguir tudo na mão para nós mesmos, imagina para o usuário a quem temos a OBRIGAÇÃO de atender às necessidades informacionais???

Gostar