O processo de construção do seu conhecimento

96285-okdvjj-315

 

É comum, quando a pessoa começa a estudar para concursos, que ela queira aprender tudo do dia para noite. E essa ansiedade misturada com desespero, é uma combinação que pode te leva até a desistir de estudar.

O aprendizado é como uma escada, não adianta você tentar “pular”degraus. No mundo ideal todos os bibliotecários sairiam da graduação sabendo todos os conceitos básicos de biblioteconomia e apenas teriam que se aprofundar em alguns pontos. Contudo, a realidade da maioria das pessoas é o oposto. A culpa muitas vezes é da rotina pesada de trabalho, estágio, faculdade, trabalhos em grupo, provas, tempo perdido no trânsito etc. Tudo o que impede o estudante de absorver o máximo das suas aulas. Também existem, é claro, professores ruins, sem didática e que desestimulam o aprendizado. 

No fim da história, o bibliotecário recém formado se vê com o diploma na mão, cheio de energia para o mercado de trabalho mas com deficiências na sua formação. (Que fique claro que não estou generalizando, mas apenas contextuando a realidade de muitos).

Estudar para concursos com essas deficiências, é um exercício de paciência. Primeiro por que a pessoa tem que entender sua deficiência em tal matéria e encarar isso de frente. É comum a gente só querer estudar o que gosta né? 

Segundo que você passa umas raivas do tipo “Eu devia já saber isso”, “Não acredito que errei essa questão boba”, “Eu vi isso na faculdade como não sei” etc etc e isso pode te desanimar, acabar com a sua auto-estima.

Escrevo esse texto para te tranquilizar. 

Ter dúvidas e achar que devia saber mais, é normal. Você pode se sentir burro, passar raiva, mas de nada vai adiantar. Se você quer APRENDER de vez e passar em um concurso, estudar é o único caminho. Não tem macete, simpatia, você terá que se dedicar e realmente estudar focado nas suas dificuldades. 

Invista em bons materiais e cursos, programe seu tempo, faça exercícios e garanto que com o tempo você verá a evolução do seu conhecimento. 

Esse caminho pode ser curto ou longo, depende de muitos fatores. Sempre digo que não acredito quando alguém fala que passou em concursos sem estudar. A pessoa pode não ter estudo para aquele concurso específico, mas em algum momento da vida ela estudou, em uma aula que seja. 

Não fique se comparando a outros amigos e/ou concorrentes. Cada pessoa é única e sua forma de aprendizado também. 

Quanto antes você se conscientizar que sanar suas dificuldades, depende de você, mais rápido será o seu processo de aprendizado e consequentemente de aprovação.

E nada de desanimo! Estamos nessa vida para aprender e evoluir, ninguém nasceu sabendo tudo (:

 

 

LEMBRETE!

Dia 6 de março abre as inscrições da minha nova turma do PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS ONLINE. Faça já sua pré-inscrição AQUI e aproveite o preço promocional dos 7 primeiros dias! O curso dura 3 meses e será realizado de 10/04/2017 até 10/07/2017 😉

 

Ranganathan não faz milagre, estudar sim!

Thalita Gama

Anúncios

3 thoughts on “O processo de construção do seu conhecimento

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s