Resumo sobre: Arquitetura da Informação

O9IY190Os sistemas de organização, rotulagem, navegação e busca são elementos da arquitetura da informação, utilizados no desenvolvimento de websites e que podem ser aplicados em bibliotecas digitais descritos por Rosenfeld e Morville (1998)

Sistema de busca: sistema que possibilita ao usuário a formulação das expressões de busca para a recuperação dos documentos que correspondem à informação desejada;

Sistemas de organização: formas de agrupamento dos conteúdos informacionais – sistema responsável pela estruturação dos conteúdos no qual são definidos os critérios de disposição dos itens informacionais, observando os equemas e/ou estruturas que melhor satisfaçam a necessidade do usuário, sem comprometer a navegabilidade do website.

Sistema de rotulagem: denominação do conteúdo do grupo informacional – forma de representar um conjunto de informações, utilizando uma palavra ou um ícone, de modo a facilitar a recuperação da informação e a navegabilidade do website.

Sistema de navegação: Forma de interação do usuário com o ambiente e com o conteúdo informacional disponível, permitindo ao usuário ir de um ponto ao outro pelo caminho desejado, possibilitando melhor aproveitamento do tempo de uso ou de acesso.

Fonte: ROSENFELD, Luis. MORVILLE, Peter. Information Architecture for the Word Wide Web. Beijing, O’Reilly, 1998.