Princípios para construção de bibliotecas digitais

livro re8

Dica de estudo 😉

De acordo com Clevaland (1998 apud ROSETTO, 2008), os princípios aplicados para a construção de uma biblioteca digital são:

1- Arquitetura técnica – as bibliotecas necessitam ampliar a arquitetura técnica existente; para acomodar materiais digitais.

2- Criação da coleção digital – a biblioteca, para criar uma biblioteca digital, necessita estabelecer uma coleção digital com uma massa crítica e ser de grande utilidade à comunidade;

3- Digitalização – a construção pode ser realizada por meio da digitalização de documentos, como coleções retrospectivas e também por intermédio da introdução de coleções de dados por meio de assinaturas e diretórios de links escolhidos;

4- Metadados – dados que descrevem o conteúdo e os atributos do objeto digital, que é a chave para a localização e a recuperação do recurso e/ou documento;

5- Identificação e persistência – o objeto digital tem que ter uma identificação única e persistente conforme padrões internacionais (URL, URN,DOI);

6 – Copyright/direitos autorais – conforme legislação internacional, os direitos de propriedade devem ser considerados quando da organização de bibliotecas digitais.

7- Preservação – importante aspecto a ser considerado para informação em meio digital, prevendo a deterioração tecnológica que deve ser controlada e também o local onde estará sendo armazenada.

Fonte: ROSETTO, M. Bibliotecas digitais: cenários e perspectivas. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, Nova Série, São Paulo, v.4, n. 1, p. 101-130, jan./jun. 2008. Dispónível em: <https://goo.gl/i34uT6&gt;. Acesso em: 24 jun. 2016.