Concurso é investimento

silhouettePor quê quando vemos as listas de aprovados nos concursos é comum encontrarmos os mesmos nomes? A razão: são os que mais estão investindo.

São os que no lugar de tomar uma cerveja com os amigos preferem se preservar para estudar no outro dia. São os que preferem gastar R$ 100 em um livro, em uma apostila ou juntar para um curso ao invés de gastar na balada. São os que decidem passar o sábado e domingo estudando enquanto outros assistem netflix.

Em resumo, são os que investem na sua aprovação. 

Eu adoro conversar com alunos, ex-alunos, concurseiros em geral para saber sobre suas técnicas de estudo e para os que passaram como foi essa conquista. Todos, sem exceção, dizem a mesma coisa,  com palavras diferentes: concurso é investimento, e normalmente de longo prazo.

É importante destacar que se deve pensar em longo prazo, você não vai conseguir aquele cargo que paga R$7.000,00 se começar a estudar dois meses antes da prova. Leva-se de um a três anos para conseguir passar em um concurso. Raro são os concurseiros que passam logo na primeira prova de concurso que fazem. Mas, como todo o conhecimento adquirido é acumulado, a cada concurso feito o candidato fica mais próximo da sua aprovação.

A minha experiência foi de abrir mão de muita coisa em prol dos concursos. Quando comecei a estudar no fim de 2012, eu tinha comprado um pacote de carnaval em Ouro Preto com amigas para o ano seguinte. Nos últimos dias do ano, saiu o concurso do BNDES que teria a prova depois do carnaval. Pensei, repensei e cancelei o pacote, passei o carnaval estudando. Não fui aprovada no BNDES, estava super crua no mundo dos concursos, mas sei que fiz tudo o que podia.

Em 2014 ainda estudando para concursos comprei passagem e ingresso para o Lollapalooza (festival que fui em 2012 e 2013 em SP), estava estudando forte para a prova da Fiocruz que seria 1 semana antes do festival. Por ironia do destino a banca mudou a data da prova para o mesmo fim de semana do festival. Mais uma vez cancelei tudo e fui fazer a prova. Fui aprovada em 9° lugar. 

Nesse mesmo ano de 2014 a prova da UFRJ também mudou de data e bateu com meu vôo de férias. Lá fui eu remarcar e gastar dinheiro para poder fazer a prova. Também fui aprovada.

Esses foram alguns exemplos extremos, mas no dia-a-dia abrimos mão de várias coisas. Dormir um pouco mais, comprar roupas, sair para comer fora, essas pequenas coisas acabam sendo colocadas de lado por um objetivo maior.

Você investe dinheiro, tempo, sonhos. E aqui o tempo é o mais importante pois é o nosso recurso mais escasso.

E claro existe o investimento financeiro.  Sim, há vários materiais gratuitos de muita qualidade disponíveis na internet, e vale a pena encontrá-los e utilizá-los. Mas em vários casos você precisará investir o mínimo para ter acesso a um material direcionado para o seu perfil.

Se ser aprovado num concurso público é um dos sonhos da sua vida, vale a pena investir num material preparado especialmente para o seu concurso. Busque algo que realmente funciona com você, feito especialmente para a sua necessidade.

Costumo sugerir que o material principal da preparação seja algo bem construído e feito de acordo com as suas necessidades, e o candidato complemente os estudos com materiais gratuitos encontrados na internet.

Leve a sério sua preparação e invista nela, muito além do dinheiro, invista seu tempo e dedicação. É a formula do sucesso!

Ranganathan não faz milagre, estudar sim!

Thalita Gama

 

 

Anúncios

One thought on “Concurso é investimento

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s