Precisamos falar sobre cobrança excessiva.

608466

Olá,

quero falar sobre um assunto sensível. Você é o tipo de pessoa que se cobra muito? E se algo acontece diferente só consegue pensar o quanto você é burro, lerdo, azarado ou qualquer outro adjetivo negativo você possa utilizar? precisamos falar sobre a cobrança excessiva que temos conosco.  

Bom, eu sei que quando estamos com foco em um concurso público podemos ser extremamente desagradáveis conosco. Nos impomos metas, rotinas, ignorando sinais físicos e psicológicos de que precisamos pegar mais leve. Precisamos falar sobre isso.

Não é normal ficar irritado, estressado com tudo e todos. Não é normal dormir mal a noite se sentindo culpado por não ter estudado o suficiente ou achando que dormir é perda de tempo. Não é normal sustentar uma rotina extrema de estudos e ainda assim ter a sensação de que nada funciona. Não é normal excluir o lazer da sua vida. Não é normal achar que você só vai ser feliz apenas quando passar em um concurso.

Estou abordando isso pois atualmente convivemos com muitos estímulos ao sucesso absoluto, a todo custo. E tentar seguir essa lógica sem pensar em nossas características e problemas pessoais, é um caminho para a frustração. Todos os dias recebo e-mails e mensagens pedindo conselhos sobre estudos. Em muitos casos é visível que a pessoa quer uma formula mágica para dar conta de tudo. Infelizmente devo dizer: não há.

Eu mesma preciso me policiar muito em relação a isso. Esse é um blog pessoal então me sinto a vontade para me colocar como exemplo. Sou o tipo de pessoa que quer abraçar o mundo e fazer 100 coisas ao mesmo tempo. E não admito fazer mal feito, isso reflete em longas jornadas de trabalho/estudo sem muitas vezes me “dar um tempo”. Esse começo de ano por exemplo, não foi fácil, me impus muitas cargas que refletiram negativamente. Estou em um momento de reflexão e busca de mais equilíbrio, mas principalmente tentando me cobrar menos sobre tudo. Desde que criei o Santa Biblioteconomia tenho o desafio de ajudar todos vocês. Esse blog surgiu como uma forma de me incentivar com os estudos e compartilhar o meu conhecimento, mas ele ganhou proporções inimagináveis. Não fujo da responsabilidade e sei que inspiro muitas pessoas, o que me deixa lisonjeada, mas se coloque no meu lugar 1 minuto e imagine esse peso? Imagine a pressão externa e interna que tenho que lidar. Não é fácil, mas entendi que não posso me deixar levar sobre isso. E você também não pode se deixar levar pelas suas próprias pressões.

Somos humanos e cometemos milhões de falhas. Fazemos planos que não dão certo, refazemos para não dar certo novamente, mas no fim tudo se encaixa. Fiz mais de 10 concurso antes de ser aprovada em algum, não imaginava um dia poder ajudar tantas pessoas com isso. O mundo girou e as coisas aconteceram. 

Quero que você reflita que os erros e enganos que cometemos são uma parte essencial do processo de aprendizagem e crescimento. Já parou para pensar que os nossos erros e fracassos são “ingredientes” para o nosso sucesso? O melhor conselho que posso dar a você (e a mim mesma) é investir energia para aprender a lidar com os erros cometidos de maneira mais leve e positiva. Estude muito, dê o seu melhor sempre, mas não deixe que isso te domine ou que afete sua saúde física e mental (essa principalmente). Somos muito maravilhosos para definhar por cobranças extremas. 

Pegue mais leve com vocês mesmo, mas não se deixe relaxar muito. Esse meio termo é a chave do real sucesso, não o sucesso da comparação, mas o melhor sucesso, o que faz a gente brilhar de dentro pra fora.

 

Ranganathan não faz milagre, estudar sim!

Thalita Gama

 

Anúncios

4 thoughts on “Precisamos falar sobre cobrança excessiva.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s