“Quanto tempo demora até a aprovação?”

empresario-com-relogio_23-2147499430

 

Essa sem dúvidas é a pergunta que mais escuto nas aulas que ministro e também uma das que mais recebo por e-mail. Quando conto minha história de aprovações e o caminho que tive que percorrer para chegar até o dia da posse, muitos acham que o ponto mais importante é o tempo que demorei ou melhor, a rapidez de se chegar a essa conquista.

Vou  abordar  de forma prática a trajetória da maioria dos concurseiros:

  1. Começa a estudar sem rumo, sem material só com a motivação de “Ser aprovado”.

  2. Perde um bom tempo até achar a melhor forma de estudo e as melhores ferramentas.

  3. Quando começa a se sentir confiante faz um concurso e não se sai bem, ficando desanimado.

  4. Depois de um tempo volta a se animar para os concurso e percebe que o caminho é a persistência.

  5. Segue fazendo concursos, em alguns é aprovado mas ainda no fim da fila.

  6. A incerteza se é capaz, o medo de não conseguir e a angustia por abrir mão de tantas coisas para estudar são pressões constantes.

  7. Começa a passar mais próximo ao número de vagas.

  8. Fica feliz por estar melhorando o desempenho, mas ao mesmo tempo muito chateado de não ter ido bem o suficiente para ser aprovado.

  9. Está muito motivado e confiante que após esse período de dedicação e bolas na trave. Sente que está chegando sua hora.

  10. Chega o dia que o eclipse acontece: seu conhecimento é o suficiente, sua auto-estima está alta, as questões difíceis e os concorrentes não te abalam, resumindo é um dia iluminado e FINALMENTE você passa no número de vagas.

Esse ciclo aí de cima pode acontecer em 6 meses, em 1 ano, 2, 3 não tem como afirmar. Cada trajetória é diferente, apesar de muito parecida. O que influi?

  • Enquanto uns só estudam, outros trabalham e estudam, enquanto outros ainda trabalham, estudam e cuidam da casa/filhos.

  • Enquanto uns tem apoio financeiro e emocional, outros tem que lutar contra tudo e todos.

  • Enquanto uns  tiveram uma boa base desde a escola de matérias básicas como português, inglês e matemática, outros não tiveram essa sorte e precisam correr atrás dessas deficiências.

  • Enquanto uns conseguiram de fato estudar e aprender na faculdade outros pelos mais diversos motivos praticamente só “pegaram o diploma”

  • Enquanto uns conseguem se manter motivados e animados, outros se decepcionam nas primeiras reprovações e assumem uma postura de: “concurso é muito difícil, não é pra mim”

  • Enquanto uns conseguem observar os obstáculos exatamente como eles são, obstáculos, outros enxergam como um muro intransponível.

  • Enquanto uns resolveram fazer concurso em época de vacas gordas (muitas vagas e editais abertos) outros enfrentam uma época de poucas vagas e editais. 

Acredito que TODO MUNDO passa por uma das dificuldades acima, em maior ou menor grau. Isso não te torna melhor ou pior do que ninguém. Apesar te coloca em uma situação onde o seu sucesso pode demorar mais do que o do seu amigo.

Eu sei o que você está pensando, “Mas eu conheço gente que NEM ESTUDOU e passou em tal concurso” ou então “Fulana estudou 3 meses e passou”. Essas pessoas realmente existem, elas deixam a impressão que se esforçaram menos, ou que tiveram sorte. Na minha opinião é uma junção de fatores. Quem sabe nessa listinha que eu coloquei acima, ela não estava nos lados com melhores condições? Não acredito que alguém passe em concursos sem estudar. Ela pode não ter estudado para AQUELA prova, mas em algum momento na vida ela estudou, na escola, na faculdade enfim ela teve acesso aquele conhecimento e de uma forma ou de outra assimilou. E para quem passou com pouco tempo de estudo, mantenho a afirmativa de que a bagagem contribui, claro que fica a admiração, pela determinação e foco, mas não trate essa exceção como regra. Isso não acontece na maioria dos casos. E o principal, não fique se comparando.

Você pode estar pensando ainda “Tem o caso da Ciclana que estuda a ANOS e não passa….”.  Bom, não sabemos  a realidade da Ciclana, seus problemas, os leões que ela mata por dia e nem sua real inclinação em passar num concurso. Sim,pois muitas pessoas falam que estudam como se fosse um status “sou concurseiro” sendo que na verdade estão se iludindo. Não investem na preparação, não organizam seu tempo, só ficam se lamentando pelos cantos.

O que vejo é o seguinte: quem estuda passa, pode demorar um pouco ou muito, mas chega a sua hora. Não perca tempo se comparando, nem choramingando o tempo que passou, os pontos que você não fez, ou o que quer que seja. A vida é difícil para 99% das pessoas por vários motivos! Se você conhece uma pessoa que se encaixa no 1% não desperdice sua energia pensando que poderia ser você ou que o mundo é injusto (isso já sabemos). Encare a sua realidade, seus problemas e procure contorná-los. Busque estar perto de colegas que estejam nessa “vibe” de estudo para que se forme um ciclo de motivação. Ninguém conquista nada sozinho, mesmo num concurso que pode parecer o teste mais individual do mundo, no momento da prova tudo o que te importa, te motiva a ir bem e dar seu melhor. 

Então quando me perguntam “quanto tempo demora até a aprovação” eu só posso responder: Depende de muitos fatores, tomara que pra você seja rápido 🙂

 

 

Ranganathan não faz milagre, estudar sim!

Thalita Gama

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s