Aprendendo com quem sabe: Joyce Freire

17822_599527666727149_1833184985_n

Olá, 

hoje temos uma entrevistada aprovada em vários concursos e que com certeza vai te inspirar! Com vocês Joyce Freire!

Pra começar : Como você se interessou pela faculdade de biblioteconomia? como foi sua trajetória na universidade ? 

Bem, meu interesse em Biblioteconomia, confesso, não teve nada de “mágico”..

Eu na verdade queria cursar Direito, mas a relação candidato/vaga era altíssimo, e então eu tive a bela ideia de tentar Biblio (cujas disciplinas eram as mesmas de Direito, se não me engano) para depois fazer a prova de mudança de curso. Mas eu conheci pessoas maravilhosas durante os 4 anos de curso, logo comecei a estagiar e consegui enxergar um campo legal para atuar, carente de profissionais, menos estressante que o mundo jurídico e com concursos menos concorridos.


E como surgiu o interesse nos concursos públicos? 

Desde meus primeiros contatos com a Biblioteconomia eu já sentia que seria servidora pública. Infelizmente para se ganhar relativamente bem na nossa área, tem que ter muita sorte para atuar em grandes empresas privadas (ou Q.I. né?), ou meter a cara e estudar para concurso. E foi o que eu fiz.. 

Como você começou a se organizar para os estudos de concurso? Encontrou dificuldades?

Eu fiz dois cursos para concursos em Biblio: um presencial, de dois sábados, na Contempory, e um on-line, do Gustavo Henn. Ambos me foram muito importantes, porque muita coisas que cai nas provas você não vê nas aulas.. ou vê de forma superficial, e então em cursos como estes, e certamente no Santa Biblioteconomia, você lida com questões reais de provas, aprofunda-se nos temas recorrentes, etc… Não encontrei muitas dificuldades, além daquelas que nós mesmos criamos.. Tempo pra redes sociais, televisão, shopping, sempre arrumamos, pra estudar nunca temos.. Então lendo os livros clássicos, procurando um artigo ou outro dos assuntos mais importantes, pegando umas resenhas e correções de provas na internet, você já tem um excelente material de estudo.

Fale um pouco das suas aprovações!

Adoro falar sobre as minhas aprovações rsrs

O primeiro concurso que passei foi o Conselho Regional de Economia-RJ, em 2012. Já entrei como chefe, foi uma experiência legal, embora eu tenha ficado menos de três meses lá.. foi onde conheci o meu amor rsrs

Logo em seguida fui aprovada para UNIRIO, também em primeiro lugar \o/ e fiquei por 10 meses na biblioteca de Medicina. É ruim falar porque a cara blogueira a quem falo trabalha lá rs mas faltava de tudo, até cola! E na Medicina não tem ar condicionado, ambiente hospitalar… enfim, apesar de amar as pessoas que encontrei na UNIRIO fui tentar outros concursos, ingressando em março de 2014 na Fundação Casa de Rui Barbosa, onde achei que ficaria por resto da minha vida. O trabalho era muito tranquilo, as pessoas gentis, o ambiente maravilhoso (ahhh aquele jardim Preto de copas (cartas)) e fiz amigos que espero levar para vida toda. Porém… acabei sendo chamada pro Ministério Público da União, e por acreditar que a carreira no Judiciário é mais promissora, há poucos dias tomei posse em São Paulo. 

 

Pra terminar ,qual dica você daria para quem está começando a estudar ou já está nesse caminho a algum tempo?

A dica número 1 que eu posso dar é: nunca desista. Não ache que por uma colocação não muito boa você não vai ser chamado. A prova do MPU eu fiz antes da FCRB, era trigésima colocada e era apenas uma vaga, mesmo que 3 anos depois da prova, eu fui chamada… quando nem lembrava da prova… então nunca é impossível.   

E claro, ir tentando, fazendo todos que aparecerem (já que as disciplinas não são tão diferentes), porque ao mesmo tempo que você se habitua com as questões da área, que se repetem muito, você cria experiência em fazer provas, perde o nervosismo, controla melhor o tempo e tudo mais.

E é isso…

espero que gostem!

Eu achei super honesta as palavras da Joyce, adorei! Obrigada pela participação (:

Ranganathan não faz milagre, estudar sim!

Thalita Gama

 

 

Anúncios

6 thoughts on “Aprendendo com quem sabe: Joyce Freire

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s