“Eu não passo em concurso porque não tenho tempo”

usarEssa é uma das desculpas para não estudar que eu escuto mais frequentemente. E longe de mim querer meter o meu bedelho na vida de quem quer que seja; dizer quem tem que fazer o que e quando no seu dia-a-dia. Mas como eu também já me usei dessa desculpa (sim,era desculpa. Não, não era motivo)eu me atrevo a contar pra vocês o que eu fiz da minha vida (e do meu tempo) pra começar a colecionar aprovações em concurso.

Entre 2007 e 2009 eu usava o lance do “eu trabalho e estudo” como uma super desculpa, mega segura, pra justificar o meu (muito mediano/péssimo) desempenho nos concursos em que eu me inscrevia.

Em 2009, eu comecei a organizar meu casamento, enquanto trabalhava e “estudava”. E aí eu comecei a perceber que quando eu “trabalhava e estudava” eu não tinha tanto tempo pra estudar. Mas pra planejar meu casamento eu tinha HORAS de internet, sábados e domingo INTEIROS em fornecedores e buffets. E aí, a verdade veio, bateu e machucou.

Eu não tinha era vontade real de passar em concurso. Por isso não me sentia motivada,pressionada por mim mesma, a estudar, a me organizar… Mas quando eu quero, eu consigo! E acho que todo mundo é assim.

Eu trabalhava em uma editora de material preparatório para concurso, e resolvi usar meu tempo de almoço pra estudar. Comprei uma apostila (funcionários tinham desconto!) para o concurso do Ministério da Saúde e devorei todas as páginas como se elas fossem o meu almoço… Foi minha primeira aprovação dentro das vagas! (Sim, teve casamento, e 22 dias depois do casamento teve mudança da Brasília pro Rio sem o noivo! ¯\_(ツ)_/¯)

Quando eu cheguei no Rio o hábito de estudar e ter uma agenda mais cheia já tinha sido desenvolvido. Então, continuei estudando e colecionando aprovações… Tirei vários períodos de férias para me intensificar os estudos, aproveitando cada segundo livre pra afundar a cadeira e absorver conteúdo, fazer provas anteriores das bancas…

O que eu quero dizer com essa conversa toda é:

1) A gente precisa identificar o que a gente quer e o que a gente precisa.

2) A gente precisa identificar o que atrapalha a gente (nunca falta tempo pra facebook, pra whatsapp, pra ir ao salão de beleza…)

3) Administrar o tempo não é arte, não é talento. É organização! Se a gente organiza INFORMAÇÃO, a gente não vai conseguir organizar agenda?

4) Ninguém começa a estudar se dedicando a isso por 8 ou 10 horas por dia. É gradual.

Sei que todos temos nossos compromissos e prioridades… Mas pensem o que pode e precisa ser feito pra começar a estudar 30 minutos por dia:

  • Almoçar sozinho, mais rápido, e usar o tempo restante pra estudar?

  • Pegar o ônibus pra voltar pra casa mais tarde pra ir sentado lendo um texto?

  • Desinstalar aplicativos de rede social no celular?

  • Acordar um pouquinho mais cedo nos fins de semana?

  • Dormir um pouquinho mais tarde durante a semana?

Todas (absolutamente TODAS!) essas opções eu fiz por pelo menos um tempo na minha vida…

Cheguei a conseguir estudar 6 horas por dia (mesmo trabalhando 40 horas por semana).

Pra quem não está estudando, fica minha proposta de adotar uma dessas opções e começar a estudar 30 minutos por dia, ainda essa semana. Pra quem já está estudando, fica meu convite para intensificar.

Depois me contem aqui nos comentários se funcionou ou não e o motivo, ok?

Pra embalar o estudo:

Pega a bic preta e pinta umas bolinhas.

Beijos!

TALITA JAMES

Anúncios

4 thoughts on ““Eu não passo em concurso porque não tenho tempo”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s