Véspera de prova, o que fazer?

akakakak

 

Depois de longos dias estudando, meses de ansiedade, correndo contra o tempo chega a véspera da sua prova. E não é qualquer prova, é daquelas que podem mudar sua vida. Impossível ficar calmo não é mesmo?

A maioria das pessoas dá o conselho de: relaxe, vá curtir o dia e nem pense em estudar.

Pra mim isso não funciona.

Fico entediada, e penso mais ainda na prova.

Normalmente se a prova é domingo no sábado acordo já mais ou menos no mesmo horário que tenho que acordar no domingo, para o corpo já ir se acostumando. Pela manhã até a hora do almoço reviso, sim eu estudo na véspera. Não por achar que vou aprender algo, apenas para fixar as partes que são mais decorebas na cabeça. Depois do almoço sim, vejo um filme, dou uma volta, enfim faço algo para passar o tempo.

Por favor não é pra ficar 8h estudando na véspera da prova, mas 2 horinhas não mata ninguém, te deixa mais confiante e ainda tranquiliza a ansiedade. Isso acontece comigo, se você prefere ficar de boa só descansando vai FUNDO! Só quero desmistificar essa vibe de “ninguém pode fazer nada na véspera da prova”.

Sou do tipo que no trajeto da prova tá revisando alguma anotação. Sempre fiz isso, muito mais por não querer fazer nada além disso. Esse papo de “pense em outra coisa”, impossível.

Tenho uma amiga que fez a prova do TJ-RJ, objetiva pela manhã e discursiva a tarde, no espaço de tempo entre uma e outra ficou lendo seus resumos, na hora da prova o que ela tinha revisado a 5 minutos caiu e ela foi super bem senso aprovada em 4 lugar. Claro que foi sorte, mas o que quero mostrar é que não há mal nenhum em manter seu foco na prova, sem exageros, mas com concentração.

Não gosto nem de conversar antes da prova, e na nossa área concurso público quer dizer reencontro de toda a sua turma da faculdade, milhões de conhecidos, eu FUJO! Entro na sala e fico no meu canto.

SEMPRE TEM um infeliz pra querer contar vantagem e te desestabilizar “Nossa tô a 2 meses só estudando, minha média tá 10h por dia”. Minha vontade é de perguntar de a pessoa quer uma medalha rs

Não se deixe abalar por esses comentários, vá com a cabeça boa e acreditando que fez o seu melhor. O único concorrente que pode te derrubar é você mesmo e seu nervosismo. Tenha calma e vai com tudo!

Importantíssimo, véspera de prova é dia de separar TUDO o que você precisa, canetas, inscrição, conferir o caminho no google maps, de preferência deixar anotado 2 opções de chegar no local de prova, trânsito e acidentes podem acontecer em qualquer lugar. Leve dinheiro a mais, você pode precisar pegar um táxi ou até um moto-táxi.  Leve lanches com vocês, que você goste, nada de começar a comer maçã no dia da prova só porque sua mãe disse que é saudável, se você detesta isso vai te entristecer na hora da prova. Leve algo que você sabe que gosta.  E durma bem, durma cedo, se for religioso peça proteção, vá literalmente com fé.

Sei que é difícil, mas é só uma prova, que prova muito pouco na verdade.

 

Ranganathan não faz milagre, estudar sim!

Beijos Thalita Gama

Anúncios

4 thoughts on “Véspera de prova, o que fazer?

  1. Ótimo artigo, Thalita !

    Parabéns !!!

    Ótimo final de semana.

    Obrigada por Tudo. Bjs.

    Enviado do Yahoo Mail no Android

    De:”Santa Biblioteconomia” Data:10:12 sex, 13 de nov de AM Assunto:[Novo artigo] Véspera de prova, o que fazer?

    santabiblioteconomia posted: ”   Depois de longos dias estudando, meses de ansiedade, correndo contra o tempo chega a véspera da sua prova. E não é qualquer prova, é daquelas que podem mudar sua vida. Impossível ficar calmo não é mesmo? A maioria das pessoas dá o conselho de”

    Gostar

  2. Também prefiro usar os últimos momentos pra revisar anotações. Fiz isso ontem antes das duas provas, e nas duas vezes foi útil.
    Fiquei com pena de uma moça que também estava lendo uns papeis, compenetrada, alguns minutos antes da hora de entrar na sala. De repente apareceu uma senhora do nada, candidata também, e começou a falar com ela, vindo em sua direção… “Oi, Fulada… o que é que você ainda está estudando aí? Hahaha, blá blá blá…” ¬¬
    Falta de noção é pouco… vamos respeitar o momento do outro, né, gente?

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s