Leis da bibliometria

tumblr_mh7rnusJ5M1qed3v1o1_500_largeBibliometria não é o tema mais popular do mundo em concurso, contudo quando cai derruba muita gente. O importante é saber o nome das leis principais e suas aplicações, isso basta para acertar a maioria das questões.   

A lei de Lotka:

“Lotka descobriu que uma larga proporção da literatura científica é produzida por um pequeno número de autores, e um grande número de pequenos produtores se iguala, em produção, ao reduzido número de grandes produtores.”

Eu gravei da seguinte forma: o que ela diz é que poucos produzem muito, e muitos produzem pouco de forma que, quando se bota na balança a produção dos dois, o peso é igualado.

A Lei de Bradford

Concentra sua descrição no comportamento repetitivo das ocorrências de um determinado campo do saber. Bradford observou que pouco periódicos produzem muitos artigos e muitos periódicos produzem poucos artigos.

Já a lei de Zipf, a mais famosa,

encontrou uma correlação entre o número de palavras diferentes e a freqüência de seu uso e concluiu que existe uma regularidade fundamental na seleção e uso das palavras e que um pequeno número de palavras é usado muito mais freqüentemente.

A Lei de Mooers

  É a lei do menor esforço. Grogan utiliza como exemplo de aplicação específica, “um sistema de recuperação da  informação tenderá a não ser usado quando for mais penoso e incômodo para o cliente ter a informação do que não tê-la.”

E por último, a Lei do Elitismo de Price

O número de membros da elite, corresponde à raiz quadrada do número total de autores, e a metade do total da produção é considerado o critério para se saber se a elite é produtiva ou não.

 

Ajudinha para decorar 😉

bibliometria

Ranganathan não faz milagre, estudar sim!

Beijos Thalita Gama

Anúncios

3 thoughts on “Leis da bibliometria

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s