Como estudar para concursos te torna um bibliotecário melhor

9_learning-0109Você já parou pra pensar como estudar para concursos melhora o seu desempenho profissional como bibliotecário?

Eu me tornei uma bibliotecária MUITO melhor estudando para concurso. É claro que cada pessoa é uma e sua trajetória de formação é singular, porém pela minha experiência afirmo que a dedicação que tive para os concursos melhorou e muito minha postura em relação a profissão, assim como a de diversos colegas que já conversei.  É uma relação direta, quanto mais se conhece sobre a área, mais passamos a valoriza-la.

Muitas vezes durante a graduação matérias importantes passam desapercebidas por nós, textos importantes, clássicos da área são deixados de lado. O tempo é pouco, são diversas cobranças de estágio, trabalhos, provas, o cansaço do trajeto ida e volta , enfim vários são os motivos para que  a nossa formação não seja exatamente a mais completa e profunda. Quantas aulas eu dormi porque o sono era mais forte? Quantas eu não fiz só “pra passar” e não absorvi nada de útil? Acredito que isso seja a normalidade, dificilmente escuto alguém comentar que fez a faculdade de “corpo e alma”, saímos com o diploma na mão mas sem muita certeza do futuro não é mesmo?

Quando tomamos a decisão de estudar para concursos, começamos a analisar nossa própria formação e ver os buracos existentes. Passamos também a ver as maravilhas que tinhamos em mãos nas aulas e não demos tanto valor.Isso nos faz crescer. A cada questão resolvida, que conseguimos construir uma ponte no nosso conhecimento, crescemos. A cada reprovação, crescemos. A cada sofrimento por não entender uma disciplina, crescemos.

Um ponto muito importante que foi um dos meus divisores de águas foi ler a literatura da nossa área. Ler do início ao fim Lancaster, Grogan, Almeida, Robredo etc. Sei que isso depende de tempo, contudo com planejamento e vontade é muito possível. Lendo os clássicos conseguimos entender o raciocínio do autor, e a estruturação da disciplina. Ganhei um conhecimento sobre o encaixe entre as disciplinas, onde cada ponta da biblioteca se liga na outra, a noção de uma estrutura da biblioteca e do caminho da informação. Isso foi essencial ao meu crescimento como bibliotecária.

E quais as consequências do estudo para concursos na prática? De pronto posso dizer que é maior segurança do nosso papel na sociedade, mais confiança no nosso potencial, afinal você estudou com afinco a maioria das matérias que compõem a biblioteconomia e a auto estima elevada, você está exercendo o que estudou, nada mais gratificante.

Não tenha medo do estudo para concursos, estude e veja como seu desenvolvimento profissional vai te acompanhar.

Beijos Thalita Gama

7 thoughts on “Como estudar para concursos te torna um bibliotecário melhor

1. Nossa!!! Tão eu essa matéria. Vivo pensando. Ai aquelas aulas que eu dormia está me fazendo muita falta… ou mesmo textos que estou relendo, penso porque eu não aproveitei melhor naquela época. Enfim pouco tempo estudando para concursos e já me sinto outra.
    Amei a matéria. Parabéns

Liked by 1 person

2. Pois é… tem receita para esse medinho de estudar pra concurso? A insegurança pelo edital muito extenso, uma sensação de incapacidade por achar que não vai dar conta. Ó esse de são paulo gente! Noções de estatística???? Caso de uso, redação e dois assuntos para a dissertativa??? Me sentindo uma formiga. kkk

Gostar

3. Que alívio ler isso Thalita. Época de faculdade é tão corrida, pois a grande maioria têm trabalhos, provas e textos que os professores passavam (além do estágio e da vida própria né? rsrs). Eu sempre comprava livros e livros da área, mas só conseguia ler os capítulos importantes e só…
    Agora q terminei a graduação, é q estou lendo aos poucos a pilha de livros acumulada. Mas sempre me achei uma péssima aluna por não conseguir dar conta de tudo! Enfim, agora é buscar o tempo perdido e ir à luta! Beijão!

Liked by 1 person