O que faz um auxiliar de biblioteca

5_150

A área de concursos de auxiliar de biblioteca tem atraído bastantes estudantes de biblioteconomia e até bibliotecários formados que buscam uma colocação no mercado do funcionalismo público sem fugir do ambiente da biblioteconomia. Sabemos que nem sempre temos a oportunidade de ficar esperando uma boa vaga de nível superior,  as contas tem que ser pagas e o tempo passa rápido. Em muitos casos é extremamente interessante a colocação como auxiliar de biblioteca pela remuneração mais a oportunidade de estar de fato trabalhando. Mas você sabe o que faz um?

Auxiliar de biblioteca é o profissional responsável por executar as tarefas rotineiras de uma biblioteca ou de um centro de documentação. Pode atuar realizando atividades variadas, em diferentes setores, desde o atendimento até a organização do acervo.

As tarefas atribuídas aos auxiliares de bibliotecas são expressas em linhas gerais na Resolução n. 075/73 do CFB (CONSELHO FEDERAL DE BIBLIOTECONOMIA, 1973). Elas estão agrupadas em oito categorias: 1) serviços auxiliares de aquisição; 2) serviços técnicos auxiliares; 3) preparação e conservação do material bibliográfico; 4) serviços auxiliares de audiovisuais; 5) serviços auxiliares de consulta e empréstimo; 6) divulgação; 7) serviços auxiliares de processamento de dados; 8) outras tarefas de ordem administrativa. Somadas, essas categorias possuem 46 orientações quanto ao trabalho diário dos auxiliares de biblioteca, embora se encontrem desatualizadas ante as inovações tecnológicas já absorvidas pelas unidades de informação na atualidade, e antes inexistentes à época em que essa Resolução foi instituída. Entretanto, em 22 de agosto de 2008, isto é 25 anos depois da entrada em vigência da resolução CFB 75/73, pela Resolução de número 90, o mesmo CFB revogou aquele instrumento, nos seguintes termos:

“Revoga a Resolução CFB n. 75/73 que trata das atribuições do Auxiliar de Bibliotecas

O Plenário do Conselho Federal de Biblioteconomia no uso das atribuições legais; Considerando que a redação da Resolução CFB n. 75/73 não condiz com o disposto na legislação que regulamenta a Profissão de Bibliotecário; Considerando que o CFB não reconhece a formação do Auxiliar de Bibliotecas para fins de concessão de registro profissional;

 Resolve:

Art.1º – Revogar a Resolução CFB n. 75/73.

Art.2º – Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

(Publicado no Diário Oficial da União do dia 26.08.2008, Seção 1, página 95)

(Disponível em: <http://repositorio.cfb.org.br/bitstream/123456789/144/1/resolucaoCFB-n.090-22ago2008.pdf> )”

No entanto, acredita-se que elas não perderam o seu valor, sendo, ainda, importante referência quanto às tarefas que esses trabalhadores podem executar.

É função do auxiliar de biblioteca dar suporte ao trabalho do bibliotecário, enquanto este fica responsável por orientar o auxiliar na rotina de trabalho e fazer o acompanhamento do desempenho de suas funções.

De maneira geral, a maioria das pessoas não está habituada a lidar com profissionais da área. Talvez, de modo triste para a cultura geral em nosso país, isso se deva à falta de interesse de grande parte da população emfrequentar bibliotecas.

Embora exista a crença de que uma biblioteca seja um local que demande pouco trabalho, quando observamos o cotidiano de bibliotecas e outros centros de informação nos deparamos com uma grande variedade de atividades a serem realizadas. São muitas as atribuições da função de auxiliar de biblioteca, entre as principais e mais rotineiras estão:

  • Fazer cadastro de novos usuários da biblioteca;

  • Orientar usuários sobre o funcionamento e recursos da biblioteca;

  • Administrar empréstimos e devoluções da biblioteca;

  • Auxiliar no serviço de comutação bibliográfica;

  • Auxiliar na seleção e aquisição de obras ou documentos para o acervo;

  • Auxiliar na restaurar e encadernar material danificado ou rasurado;

  • Digitalizar materiais;

  • Manter a organização do acervo;

  • Localizar obras e documentos;

  • Executar pesquisas e levantamentos bibliográficos etc.

Ao contrário do que alguns  possam temer, o auxiliar de biblioteca não substitui nem oferece ameaça aos bibliotecários. Muito pelo contrário: o auxiliar de biblioteca vem para colaborar com a melhoria de toda a categoria bibliotecária. Mas, infelizmente, essa categoria ainda é pequena e desprovida de órgãos e sindicatos que defendam seus interesses, como melhoria de salários, de condições de trabalho e dignidade profissional diante dos empregadores. Todavia, como em outras tantas profissões, somente o aumento do número de profissionais da classe poderá engendrar melhorias para todos.

>>Se você está estudando para concursos de auxiliar de biblioteca  a apostila disponibilizada para venda aqui no blog,  de exercícios de auxiliar de biblioteca  é perfeita para esse  tipo concurso! Recomendo estudar por ela! 😉

Para conferir a amostra grátis da apostila, clique AQUI.

E Você pode comprar ela nesse link : https://santabiblioteconomia.com/loja/

Ranganathan não faz milagre, estudar sim!

Thalita Gama

*Adaptado de: http://cursosavante.com.br/blog/o-que-faz-o-auxiliar-de-biblioteca/    e http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652006000100011
Anúncios

One thought on “O que faz um auxiliar de biblioteca

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s