O que fazer na semana antes da prova?

05

Falta 1 semana para a prova da Câmara Municipal do RJ. Pensando nos meus alunos do Preparatório e claro em todos os leitores do blog que podem ter dúvidas de como organizar a revisão na última semana antes de qualquer prova resolvi escrever essa postagem. Sei exatamente o que estão passando, até porque não li essas sensações em livros ou mesmo alguém me contou. Aqui, o baque foi na vida real mesmo, pois vivi e vivo essas sensações que você está sentindo, o medo, a insegurança e ansiedade. O que posso dizer aqui é o seguinte:

A uma semana da prova, não adianta entrar em pânico se ainda faltar estudar muita coisa. O que foi feito, foi feito e não será profundamente alterado em tão poucos dias. Mas é inegável que a  revisão da última semana decide aquele pontinho que deixa você no concurso ou fora dele! 

A recomendação mais importante para esses dias é fazer uma revisão completa da teoria. Mas não há como revisar algo que não foi bem estudado nem há como rever em pouco tempo o conteúdo completo de uma matéria se a mesma não estiver bem condensada num material organizado para esse momento.As fichas e resumos são preciosas nessa hora, e quem dedicou tempo de estudo para prepará-las será recompensado. Se houver algum tipo de exercício que você ainda tenha dificuldade, vale resolvê-lo, para lembrar qual é o encaminhamento correto.

A semana da prova também é a hora das “decorebas”. Há detalhes que precisam ser memorizados como alguns detalhes da parte da legislação, MARC 21, ABNT,  regrinhas do AACR2…..

Sugiro que você divida seu tempo na última semana  privilegiando aquelas  matérias que contarão mais pontos na prova e aquelas em que você tem um pouco mais de dificuldade.

Resumo:

  • Revise todos os seus resumos e anotações da matérias.

  • Refaça todos os simulados, aqui, de muita atenção aos exercícios que você errou e também aos que você acertou para não dar o mole de errar uma questão que acertou.

  • Pra mim a super revisão de véspera é INDISPENSÁVEL! Nos 2 dias antes sempre dou um gás na parte de decoreba.

  • Estabeleça sua estratégia de prova, qual vai ser a primeira matéria que você vai encarar na hora da prova? A que vale mais pontos, a que você tem mais facilidade ou dificuldade? Chegue na prova já sabendo o que fará, isso te deixará mais confiante!

  • Lembre de separar todo o material necessário para a prova – é bom confirmar no edital o que levar -, definir antecipadamente como chegar ao local, enfim, evitar qualquer tipo de contratempo de última hora.

 

 

 

Essa é uma semana de concentração e foco no objetivo, tente se manter calmo, não se aborreça no trabalho ou em casa, mantenha seus pensamentos e energia de forma positiva em relação a prova, tente afastar da mente pensamento negativos como “não estudei o suficiente”, “não sou tão bom quanto fulano nessa matéria”. Se tiver dificuldades anote em uma lista os motivos que te fazem estudar, suas motivações para passar no concurso e sempre releia. Concurso tem um fator psicológico grande, você tem que ACREDITAR que vai passar e que fez o seu máximo. Não se sinta derrotado antes da hora. Se você se dedicou com seriedade, autodisciplina, paciência, compromisso e organização vai dar certo. Boa sorte! 😉

Ranganathan não faz milagre, estudar sim!

Thalita Gama

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s