Por que estudar tanto.

01

Domingo a noite, estou organizando minha agenda da semana pensando em todas as obrigações e compromissos, encaixando aqui e ali horários para estudar e imagino que a sua realidade não seja muito diferente da minha. Fico imaginando que em muitos momentos você também se questiona o porque se dedicar tanto ao estudos. Por que “perder tempo” com isso.

Lembro que na faculdade durante a aula de Sociologia estudei Marx e minha professora na época ilustrou que para o trabalhador seu único artifício era sua força de trabalho, era sua única coisa a oferecer no sistema capitalista. Sim precisamos lembrar sempre que vivemos em um mundo capitalista. Somos criados desde a infância para termos um bom emprego e consequentemente/prioritariamente termos dinheiro. O sistema precisa transformar nossa força de trabalho em renda, que será gasta em bens e serviços fazendo a roda do dinheiro rodar. 

Fui criada escutando minha mãe, uma mulher que não terminou o ensino fundamental, falar sobre a importância do estudo.Isso me marcou muito. Ela me ensinou que somente a partir dele eu conseguiria “ser alguém na vida”, tentei na medida do possível seguir essa linha. O dinheiro nunca sobrou lá em casa, mas tudo relacionado aos estudos meus pais se esforçaram a me dar. Nunca fui mega inteligente, mas sempre fui esforçada e esse sem dúvida foi a característica que me fez chegar até aqui já concursada e conseguindo concretizar o projeto do blog e do preparatório Santa Biblioteconomia.

Veja bem, em um mundo onde ter um corpo normal é defeito (já que todo mundo tem que ser iguais as modelos nas capas de revistas), ser honesto é ser trouxa, os exaltados são os que conseguem dinheiro fácil, me diga porquê “perdemos” tempo estudando tanto?

Eu considero a forma de ter uma melhor colocação no mercado de trabalho através do meu próprio esforço. Sem indicações, sem tretas. No concursos você estudou, acerto mais questões e fim de papo. Não há dúvidas sobre a sua capacidade. 

Sendo mulher e sabendo que na nossa área somos a maioria, quantas vezes escutamos comentários machistas sobre nossas posições? ‘O que vc fez para trabalhar nessa empresa?” Nada melhor do que responder “Estudei e passei no concurso”

Estudamos muitos pois é uma saída honesta e digna para melhorar nossa realidade. Estudamos muito porquê é melhor 1 ou 2 anos de sacrifício do que passar a vida pensando que poderia ter dado certo.

E vou além, nada melhor do que termos planos, metas e conseguirmos realizar eles! É um banho de auto-estima e de amor-próprio!

Não tenha medo de se dedicar de verdade se você acredita nisso.  Deixe que falem. Que se incomodem. Quem não faz nada é o primeiro a reclamar de quem faz. 

 

Boa semana de estudos, vamos em frente!

 

Ranganathan não faz milagre, estudar sim!

Thalita Gama

 

 

Anúncios

4 thoughts on “Por que estudar tanto.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s