Todo concurseiro tem seus fantasmas. Antes de ser aprovada meus dois principais fantasmas eram ligados ao medo. Medo de ter parado toda a minha vida por algo incerto (a aprovação e nomeação). Medo de chegar o dia de não aguentar mais e simplesmente desistir dos concursos.
Posso dizer que pelas conversas que tenho com amigos e conhecidos nesse mundo dos concursos ainda existe: o medo de não conseguir ver todo o programa do edital em tempo hábil (ansiedade daqueles que começaram a estudar a pouco tempo e ainda não focaram em um certame específico – ou tipo de exame). E quanto maior a possibilidade de ser aprovado, maior o receio (já que, nos casos em que passar é algo muito difícil mesmo, eventual reprovação seria “esperada”, enquanto que em um prova com grande número de vagas não conseguir ser aprovado pode significar, aos próprios olhos e aos olhos dos outros, deficiência maior do que se fosse a disputa de só uma vaga).
Existe ainda o fantasma da “expectativa de todos”, pais, familiares, amigos, namorado (a) todo mundo ali naquela corrente de energia te motivando e acreditando em você, porém isso causa uma pressão enorme no nosso psicológico.
O fato de ver a vida passando, acabamos achando que todos os amigos seguem a vida e a gente ainda ali naquele limbo dos concursos, eu sei não é nada fácil! O jeito é um só: cada um encarar o seu cenário, encontrar os seus antídotos para os dias ruins e acreditar que amanhã será melhor.
A questão é: quem estuda com um mínimo de seriedade , ser aprovado é apenas uma questão de tempo e dedicação. Estudou mais e/ou com mais dedicação, passa mais rápido. Estudou menos e/ou com menos dedicação, passará um pouco depois.
Existem dias bons, dias ruins e você precisa saber lidar. Provavelmente você será reprovado em vários certames antes de conseguir sua vaga. Lembre-se sempre que essa é a normalidade, praticamente todo mundo que já foi aprovado passou por essas mesmas inquietações e dúvidas. Força!
Mas e se você não passar, não tiver mais saco de estudar, sua vida te levar a um caminho completamente diferente? Bom, siga o fluxo, o que importa é que você seja feliz e realizado na profissão. Concurso é uma ótima opção por vários motivos, porém devemos parar de achar que a única solução dos nossos problemas. Como bibliotecários temos um mercado a ser conquistado ainda, e ser feliz na iniciativa privada é muito possível. Batalhe e estude pra concursos o tempo que for preciso, encontre um propósito, o motivo que te leva a continuar e siga. Não faça pelos outros e sim por ser uma meta sua! Não tem como dar errado. 😉
Ranganathan não faz milagre, estudar sim!
Thalita Gama
Anúncios