Dicas para o Concurso da Câmara Municipal do Rio de Janeiro

preview

Olá,

faltam exatos 2 meses para a prova do concurso da Câmara Municipal do RJ. São 3 vagas de bibliotecário com um salário em torno de 7 mil (reunião do salário base e benefícios). Já foi divulgada a relação candidato vaga e são 487 inscritos! A concorrência vai ser bem forte e quem está estudando  já está na frente.  Porém  se você se inscreveu no concurso e ainda não começou a estudar com AQUELE afinco posso te dizer que com 2 meses pela frente dá tempo de recuperar o tempo perdido SIM!

Mas é claro tem que ter FOCO! Até o dia 30 de agosto você pode e deve otimizar seus estudos e chegar mais confiante nas prova! Vou dar algumas dicas  nesse post 😉

LEIA O EDITAL

Sempre essencial que você leia o edital e saiba o máximo possível sobre o concurso. As datas importantes, características específicas do edital. Muitas vezes algumas coisas passam despercebidas mas são muito importantes,como necessidade de registro no CRB para tomar posse, ou prova de títulos. Não importa o concurso SEMPRE leia o edital.

CONHEÇA A BANCA

Quem vai montar a prova é a própria prefeitura do Rio de Janeiro. No site deles http://concursos.rio.rj.gov.br/indexportal.htm é possível recuperar algumas provas e ir treinando. Fiz essa estatística com as últimas provas de bibliotecário que a prefeitura do RJ fez, podemos ver claramente que cobram bastante as matérias clássicas: ABNT, planejamento e catalogação. Atenção para essas matérias!

11039283_931920086874530_7621002684741178577_n

CONHEÇA SEU FUTURO LOCAL DE TRABALHO

Você já procurou o site da biblioteca da Câmara? Deu uma olhada nos seus produtos e serviços? Links disponibilizados? Isso é o tipo de bizu que pode te ajudar e muito em alguma questão da prova. Não perca tempo e confira AQUI

SAIBA AS MATÉRIAS COBRADAS E SEUS MÍNIMOS

Muito importe direcionar seus estudos em 2 viés: matérias que você tem mais dificuldade, e matérias que tem um peso maior no edital . O que você sente mais dificuldade como por exemplo raciocínio lógico, deve ser estudado de forma surperficial, para você não zerar. Não me entenda mal, todas as matérias são importantes,mas com pouco tempo, por qual motivo você vai ficar quebrando a cabeça com matérias que você sabe que tem dificuldade e que precisaria de um tempo enorme para assimilar? Faça o feijão com arroz nessas e “cai dentro” das que você tem mais afinidade. Essas sim vão te dar os pontos necessário para que você seja aprovado. E claro um gás extra nas matérias com maior peso, nesse caso, biblioteconomia.

pla

ESTUDE PELA BIBLIOGRAFIA

Agradeça aos céus que o concurso disponibilizou uma bibliografia básica! Na parte específica de biblioteconomia são apenas os livros que vão ser cobrados, em torno de 20.  Alguns bem conhecidos dos concurseiros como Grogan e Lancaster, outros mais recentes. Parece muita coisa né? Por isso sempre falo que tanto para concursos , quanto para a vida de bibliotecário, você deve sempre que possível saber um pouco sobre os livros clássicos. Você nunca vai perder tempo se dedicando a conhecer melhor a bibliografia básica da nossa área. Se você adquiriu a apostila do material do meu último curso sabe que lá já tem vários esquemas que servem para o concurso da câmara, pois alguns pontos da bibliografia são similares. Estou nesse momento envolvida com a preparação do curso preparatório para a câmara e todo o material vai ser montado em cima dessa bibliografia, se você tiver interesse em participar vá na aba CURSOS aqui do blog e veja as informações completas.

Encontrei 2 livros da bibliografia básica estão disponíveis em PDF de forma gratuita.

O primeiro, esgotadíssimo:

TARAPANOFF,K. Técnicas para tomada de decisão nos sistemas de informação. 2.ed. Brasília,DF: Thesaurus, 2000.

A primeira edição você pode ver AQUI. Já ajuda muito!

O segundo:

GUINCHT, C. MENOU, M. Introdução geral às ciências e técnicas da informação e documentação. 2.ed. corr.e aum. Brasília, DF: IBICT, 1994.

Disponível pelo portal do livro aberto AQUI

Reparem que  as normas da ABNT vão cair, e que  sempre que eles colocam “Normas brasileiras de documentação” sem especificar o número das normas, você deve estudar todas as da área de informação e documentação. Aqui vai a lista das normas em vigor , ou você pode conferir AQUI

normas abnt em vigor

ATENÇÃO À LEGISLAÇÃO

Esse edital está bem puxado nessa parte, muito extenso, mas extremamente necessário você estudar. Não tem como ir pra prova sem ler todas as leis cobradas. É o tipo de questão que quem estuda gabarita, seja um desses!

No conteúdo programático da prova da Câmara, tem a matéria Processo e Poder Legislativo. Com exceção da Constituição Federal, as demais leis se encontram disponíveis gratuitamente no site https://www.leismunicipais.com.br/ É uma fonte confiável e na íntegra.

Basta realizar um cadastro rápido no site para poder salvar e/ou imprimir.

TREINAR

Treinar, treinar e treinar. Leia, faça resumos, estude da forma como você preferir mas tem que treinar os conhecimentos sim! Um site ótimo pra isso é o https://www.qconcursos.com/   por dia são 10 questões livres que você pode responder e tem os pacotes de assinatura. Tem praticamente todas as matérias lá e os filtros são uma mão na roda,dá pra selecionar banca, matéria, ano etc.

OTIMIZE O TEMPO

2 meses parece bastante tempo, e é, mas use ele da melhor forma, se dedique e tenho certeza que você vai conseguir um bom resultado. Deixe de lado distrações, dê um foco mesmo nos estudos que não tem erro. Quem planta colhe!

Se você quiser ver o edital completo vai AQUI

> O Preparatório Santa Biblioteconomia está oferecendo 2 turmas com Foco no Concurso da Câmara, aos sábados de agosto e durante a semana no turno da noite, todo o curso está voltado para a bibliografia específica de biblioteconomia deste certame. Saiba mais AQUI.

One thought on “Dicas para o Concurso da Câmara Municipal do Rio de Janeiro