Gabarito Comentado – Prova da Aeronáutica 2015

11159519_878056465594494_2683769700034714195_n

Hoje foi liberado o gabarito da prova da Aeronáutica que aconteceu no último dia 14. Para surpresa geral ele veio comentado! Isso significa uma ajuda e tanto para todos os concurseiros! Que isso se repita cada vez mais.Facilita e muito a direcionar os nossos estudos! 

Falo e repito é muito importante nos editais que dão bibliografia você estudar por ela, veja que nas justificativas sempre é destacado a literatura de onde veio a questão. Pode parecer chato e desgastante mas temos que nos dedicar a conhecer a bibliografia básica da nossa área. 

Você pode baixar esse aquivo em PDF, AQUI. (Clique em gabarito comentado)

Gabarito Comentado – EAOAP 2016 – Biblioteconomia – Versão A – 

CONHECIMENTOS ESPECIALIZADOS

31) Considerando os títulos uniformes, informe se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Aparecem em todas as páginas de uma publicação, ao alto ou no pé de cada página ou folha.
( ) Redigidos pelo catalogador devem aparecer na descrição como nota especial, logo após a descrição física do
documento.
( ) São títulos padronizados que visam à reunião de todas as manifestações de um documento no catálogo.
a) F – F – F
b) F – F – V
c) V – V – F
d) V – V – V

JUSTIFICATIVA DA ALTERNATIVA CORRETA: (LETRA B)
A primeira afirmativa: “Aparecem em todas…” refere-se à conceituação de título corrente e não se aplica aos títulos uniformes. A segunda afirmativa: “Redigidos pelo catalogador…” está incorreta porque o título uniforme aparece antes da descrição e não faz parte da área de notas. A terceira afirmativa está correta e pode ser confirmada na página 67 do livro citado.

Fonte: MEY, Eliane Serrão Alves. Introdução à Catalogação. Brasília, DF: Briquet de Lemos Livros, 1995.

32) Assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que não representa um objetivo da catalogação de assuntos.

a) Reunir referências a materiais que abordem substancialmente o mesmo assunto.
b) Prover, em termos precisos e claros, uma descrição formal do conteúdo do assunto para qualquer unidade bibliográfica.
c) Indicar todas as decisões tomadas em relação ao processo de catalogação, de forma a permitir a continuidade padronizada do trabalho.
d) Fornecer aos usuários informações adequadas para que ele possa selecionar, entre todos os itens de uma categoria específica existente em uma unidade de informação, aqueles que atendem aos objetivos de sua busca.

JUSTIFICATIVA DA ALTERNATIVA CORRETA: (LETRA C)
As alternativas corretas, A, B e D estão claramente elencadas na página 69 do documento. A alternativa incorreta, letra C, aborda o objetivo de um catálogo decisório que pode existir em unidades de informação.

Fonte: MEY, Eliane Serrão Alves. Introdução à Catalogação. Brasília, DF: Briquet de Lemos Livros, 1995.

33) Considerando o contexto da catalogação descritiva, assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que representa uma informação que, segundo o CCAA2, não deve ser incluída na área da descrição física de documentos.
a) Extensão do livro.
b) Dimensão do livro.
c) Autoria da ilustração.
d) Indicação de ilustrações.

JUSTIFICATIVA DA ALTERNATIVA CORRETA: (LETRA C)

As obras citadas acima trabalham o conteúdo da representação descritiva de documentos. A representação descritiva de documentos é elaborada tendo como base oito áreas e cada uma destas áreas contém um conjunto de dados. Os dados relativos à autoria fazem parte da área do título e indicação de responsabilidade e não da área de descrição física de documentos.

Fontes:
 MEY, Eliane Serrão Alves. Introdução à Catalogação. Brasília, DF: Briquet de Lemos Livros, 1995.
 FEBAB. Código de Catalogação Anglo-Americano: Revisão 2002. 2. ed. rev. 2002. São Paulo: FEEBAB /
Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004.
 RIBEIRO, Antônia Motta de Castro Memória. Catalogação de Recursos Bibliográficos: AACR2R em MARC21. 3. ed. Brasília: do autor, 2006.

34) Considerando a NBR 6023, informe se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A série a qual pertence um documento deve figurar na referência logo após e menção do número de edição.
( ) Em obras que têm a autoria de mais de três autores a entrada da referência deve ser elaborada tendo como base o título do documento.
( ) Para obras que retratam o conteúdo de eventos científicos, a entrada da referência deve ser elaborada tendo como base o local de realização do evento.

a) F – F – F
b) F – F – V
c) V – V – F
d) V – V – V

JUSTIFICATIVA DA ALTERNATIVA CORRETA: (LETRA A)
As três afirmativas estão incorretas. A série de um documento é uma nota especial que pode ser acrescentada, ao final da referência, para melhor identificar a obra. E não após a menção do número da edição. (p. 181). Para documentos elaborados por mais de três autores a forma de entrada é a seguinte: indicação do primeiro, seguido da expressão latina et al., em itálico. (p. 153).Para obras que relatam o conteúdo de eventos científicos, a entrada da referência deve ser estabelecida pelo nome do evento e não pelo local de realização. (p.155).

Fonte: FRANCA, Júnia Lessa et al. Manual para Normalização de Publicações Técnico-Científicas. 8. ed. Belo Horizonte: FAMIG, 2012.

35) Considerando o tratamento da informação, informe se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Apresenta como resultado representações documentais, unidades mais fáceis de manipular em sistemas de recuperação da informação.
( ) Deve variar de acordo com o detalhamento desejado, o que é determinado pelo tipo de unidade de informação em que ocorre.
( ) Refere-se à função de descrever os documentos bibliográficos e não bibliográficos com o objetivo de proceder ao processo de seleção de documentos.
a) F – F – F
b) F – F – V
c) V – V – F
d) V – V – V

JUSTIFICATIVA DA ALTERNATIVA CORRETA: (LETRA C)
Na página 30 estão explicitadas as afirmativas acima. As duas primeiras afirmativas estão corretas. A terceira afirmativa está incorreta, uma vez que o processo de seleção antecede o processo de tratamento da informação, ou seja, o tratamento da informação deve ser aplicado a documentos já selecionados.

Fonte: NEVES, Madalena Martins Lopes; KURAMOTO, Hélio (Org.). Organização da Informação: princípios e tendências. Brasília, DF: Briquet de Lemos Livros, 2006.

36)Considerando o conteúdo do glossário da obra “Guia para utilização da CDU” (MCILWAINE, 1995.), numere a segunda coluna de acordo com a primeira coluna, associando corretamente os termos de larga utilização no esquema de classificação à sua conceituação.
(1) Notação
(2) Ordem de citação
(3) Pré-coordenação
(4) Síntese

( ) Ordem prescrita na qual os conceitos simples são combinados visando à indexação.
( ) Símbolos utilizados para representar conceitos em um esquema de classificação.
( ) Combinação de conceitos ou de símbolos de notação que os representam no estágio de entrada de dados.
( ) Combinação de dois conceitos por meio da união de seus símbolos de notação.

A sequência correta é
a) 1 – 2 – 4 – 3
b) 2 – 1 – 3 – 4
c) 3 – 4 – 2 – 1
d) 4 – 3 – 1 – 2

JUSTIFICATIVA DA ALTERNATIVA CORRETA: (LETRA B)
Os conceitos corretos são apresentados no glossário da obra, p. 139.

Fonte: BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Guia para utilização da CDU: um guia introdutório para o uso e aplicação da Classificação Decimal Universal. rev. de 1995. Brasília: MCT, 1998.

37) Considerando a CDU, analise as afirmativas abaixo.

I. Baseia-se na organização do conhecimento universal em áreas, ou seja, campos fundamentais de estudo que, por sua vez, se subdividem em subáreas.
II. É considerada um esquema de classificação geral por incorporar todos os ramos do conhecimento ou pelo fato
de poder ser aplicada em coleções que cobrem a totalidade do conhecimento.
III. É uma classificação hierárquica por aplicar sucessivamente os princípios de divisão que podem ser genéricos ou todo/parte.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
a) I, II e III.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) I e III, apenas.

JUSTIFICATIVA DA ALTERNATIVA CORRETA: (LETRA A)
Todas as afirmativas apresentadas são verdadeiras e estão explicitadas na obra “Guia para utilização da CDU: um guia introdutório para o uso e aplicação da Classificação Decimal Universal”, no capítulo intitulado “Antecedentes da CDU”, a partir da página 11.

Fonte: BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Guia para utilização da CDU: um guia introdutório para o uso e aplicação da Classificação Decimal Universal. rev. de 1995. Brasília: MCT, 1998.

38) Considerando a leitura técnica de documentos, informe se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Aciona dois outros procedimentos técnicos: a análise de assunto e a indexação, que tornam possível a extração de termos referenciais e a tradução desses para uma linguagem de indexação.
( ) Busca, por meio de ferramentas específicas, a reconstituição bruta da informação veiculada no texto original.
( ) Tem como objetivo a obtenção de dados que permitam criar representações dos documentos nos sistemas de recuperação da informação.
a) F – F – F
b) F – F – V
c) V – V – F
d) V – V – V

JUSTIFICATIVA DA ALTERNATIVA CORRETA: (LETRA D)
Na página 30 estão explicitadas as afirmativas acima; todas estão corretas.
Fonte: NEVES, Madalena Martins Lopes; KURAMOTO, Hélio (Org.). Organização da Informação: princípios e tendências. Brasília, DF: Briquet de Lemos Livros, 2006.

39) Com o advento das bibliotecas digitais alterou-se fundamentalmente:

a) o meio de produção e registro dos documentos.
b) a essência das mensagens veiculadas pelos documentos.
c) o conteúdo das mensagens veiculadas pelos documentos.
d) o volume de dados necessários para identificar os documentos.

JUSTIFICATIVA DA ALTERNATIVA CORRETA: (LETRA A)
As alternativas B, C e D estão incorretas. O que mudou com o advento das bibliotecas digitais foi a possibilidade de disponibilização virtual de documentos num espaço remoto, amplo e interconectado (meio de produção e registro). O conteúdo dos documentos, digitais ou não, não sofreu alterações. Não houve uma alteração no sistema de gênese e registro dos pensamentos. Os autores continuam produzindo textos, utilizando-se das linguagens disponíveis e aceitas. A substância dos documentos (conteúdo, significado etc) permanece a mesma. Além disso, os documentos são identificados por meio dos mesmos dados, embora a recuperação da informação tenha se alterado bastante.

Fonte: NEVES, Madalena Martins Lopes; KURAMOTO, Hélio (Org.). Organização da Informação: princípios e tendências. Brasília, DF: Briquet de Lemos Livros, 2006.

> As questões de número 40 a 45 devem ser respondidas com o uso das informações apresentadas na folha de rosto abaixo e outras informações sobre o assunto.

JOSÉ DA SILVA PACHECO
MARCELO HONORATO
LUCIANO GARCIA MIGUEL
COMENTÁRIOS AO CÓDIGO BRASILEIRO DE
AERONÁUTICA

Lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986
De acordo com a Constituição Federal de 1988

Rio de Janeiro
FORENSE
2014

A obra tem 252 páginas e apresenta um índice relativo. Pertence à Série Legislação.
Conteúdo: Guia ANAC 2009 – Informações ao passageiro do transporte aéreo – Responsabilidade civil, indenizações, seguros e assistência às vítimas em acidentes aéreos – Bagagem, atraso de voo, overbooking e direitos do usuário – Aeronauta – Regulamentação profissional – Normas nacionais e internacionais de transporte aéreo – ANAC – Criação do órgão regulador brasileiro.

40) De acordo com o que estabelece o CCAA2, a forma do cabeçalho da entrada principal correta para a obra é
a) Brasil.
b) Forense.
c) Pacheco, José da Silva.
d) Comentários ao Código Brasileiro de Aeronáutica.

JUSTIFICATIVAS DA ALTERNATIVA CORRETA: (LETRA C)
Segundo a regra 21.13B1: “Se a fonte principal de informação… apresentar o item como um comentário, faça a entrada como comentário”. Além disso, de acordo com a regra 21.6B: “Se a responsabilidade for compartilhada por duas ou três pessoas… e a responsabilidade principal não for atribuída a nenhuma delas pela redação ou leiaute, faça a entrada sob o cabeçalho estabelecido para a que estiver mencionada em primeiro lugar”. Desta forma, a entrada deve ser pelo primeiro autor citado: Pacheco, José da Silva.

Fontes:
 FEBAB. Código de Catalogação Anglo-Americano: Revisão 2002. 2. ed. rev. 2002. São Paulo: FEEBAB / Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004.
 RIBEIRO, Antônia Motta de Castro Memória. AACR2: Anglo American Cataloguing Rules: descrição e pontos de acesso. 2. ed. Brasília, DF: do Autor, 2001.
 RIBEIRO, Antônia Motta de Castro Memória. Catalogação de Recursos Bibliográficos: AACR2R em MARC21. 3. ed. Brasília: do autor, 2006.

41) De acordo com o que estabelece o CCAA2, assinale a alternativa que apresenta a área do título e indicação de responsabilidade transcrita de forma correta.

a) Comentários ao Código Brasileiro de Aeronáutica: lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986 / José da Silva Pacheco.
b) Comentários ao Código Brasileiro de Aeronáutica: lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986 / Pacheco, José da Silva; Honorato, Marcelo; Miguel, Luciano Garcia.
c) Comentários ao Código Brasileiro de Aeronáutica: lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986 / José da Silva Pacheco, Marcelo Honorato, Luciano Garcia Miguel.
d) Comentários ao Código Brasileiro de Aeronáutica: lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986 / José da Silva Pacheco. Com a colaboração de Marcelo Honorato e Luciano Garcia Miguel.

JUSTIFICATIVA DA ALTERNATIVA CORRETA: (LETRA C)
O CCAA2 estabelece a ordem dos elementos na área do título e indicação de responsabilidade, definindo também a forma como estes dados serão apresentados. Sendo uma área de transcrição, os dados deverão ser transcritos da forma e na ordem em que aparecem na folha de rosto.

Fontes:
 FEBAB. Código de Catalogação Anglo-Americano: Revisão 2002. 2. ed. rev. 2002. São Paulo: FEEBAB / Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004.
 RIBEIRO, Antônia Motta de Castro Memória. AACR2: Anglo American Cataloguing Rules: descrição e pontos de acesso. 2. ed. Brasília, DF: do Autor, 2001.
 RIBEIRO, Antônia Motta de Castro Memória. Catalogação de Recursos Bibliográficos: AACR2R em MARC21. 3. ed. Brasília: do autor, 2006.

42) Considerando o que estabelece o CCAA2 para descrições elaboradas de acordo com o segundo nível de descrição, assinale a alternativa que apresenta a forma correta de transcrição da área de edição, publicação etc.

a) 2014, Rio de Janeiro, Forense.
b) Forense, Rio de Janeiro, 2014.
c) Rio de Janeiro : Forense, 2014.
d) Rio de Janeiro – Forense – 2014.

JUSTIFICATIVA DA ALTERNATIVA CORRETA: (LETRA C)
O CCAA2 estabelece a ordem dos elementos na área da publicação, distribuição etc, definindo também a forma e a ordem como estes dados serão apresentados.

Fontes:
 FEBAB. Código de Catalogação Anglo-Americano: Revisão 2002. 2. ed. rev. 2002. São Paulo: FEEBAB / Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004.
 RIBEIRO, Antônia Motta de Castro Memória. AACR2: Anglo American Cataloguing Rules: descrição e pontos de acesso. 2. ed. Brasília, DF: do Autor, 2001.
 RIBEIRO, Antônia Motta de Castro Memória. Catalogação de Recursos Bibliográficos: AACR2R em MARC21. 3. ed. Brasília: do autor, 2006.

43) A obra, de acordo com o seu assunto, e considerando as classes principais da Classificação Decimal Universal, seria classificada corretamente na classe:
a) 1.
b) 2.
c) 3.
d) 5.

JUSTIFICATIVA DA ALTERNATIVA CORRETA: (LETRA C)
A obra estaria corretamente classificada na classe 3: ciências sociais, onde se classifica o assunto direito. A classe 1 refere-se à generalidades. A classe 2 refere-se à religião. A classe 5 abrange a matemática e as ciências naturais.

Fonte: BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Guia para utilização da CDU: um guia introdutório para o uso e aplicação da Classificação Decimal Universal. rev. de 1995. Brasília: MCT, 1998.

44) Considerando a catalogação, numere a segunda coluna de acordo com primeira, associando corretamente os parágrafos do formato marc ao conteúdo correspondente.

(1) 3XX
(2) 4XX
(3) 5XX
(4) 6XX

( ) Atualizada de acordo com a Constituição Federal de 1988.
( ) Série Legislação. –
( ) Honorato, Marcelo
( ) 252 p. –

A sequência correta é
a) 1 – 2 – 3 – 4
b) 2 – 4 – 1 – 3
c) 3 – 2 – 4 – 1
d) 4 – 3 – 1 – 2

JUSTIFICATIVA DA ALTERNATIVA CORRETA: (LETRA C)
O parágrafo 3XX corresponde à área da descrição física, devendo apresentar o dado 252 p. O parágrafo 4XX corresponde à área de série, devendo apresentar a informação Série Legislação. O parágrafo 5XX corresponde à área de notas gerais, devendo apresentar a informação Atualizada de acordo com a Constituição Federal de 1988. O parágrafo 6XX corresponde às entradas secundárias, devendo apresentar o nome do(s) colaborador(es).

Fonte: RIBEIRO, Antônia Motta de Castro Memória. Catalogação de Recursos Bibliográficos: AACR2R em MARC21. 3. ed. Brasília: do autor, 2006.

45) Assinale a alternativa que apresenta a referência bibliográfica correta, elaborada de acordo com a NBR 6023.

a) CÓDIGO BRASILEIRO DE AERONÁUTICA [Comentários]. José da Silva Pacheco e outros. Rio de Janeiro: Forense, 2014.
b) COMENTÁRIOS AO CÓDIGO BRASILEIRO DE AERONÁUTICA: LEI Nº 7.565, de 19 DE DEZEMBRO DE 1986. Rio de Janeiro, Forense, 2014 (Série Legislação).
c) PACHECO, José da Silva; HONORATO, Marcelo; MIGUEL, Luciano Garcia. Comentários ao Código Brasileiro de Aeronáutica: lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986. Rio de Janeiro: Forense, 2014.
d) PACHECO, José da Silva; com a colaboração de Marcelo Honorato e Luciano Garcia Miguel. Comentários ao Código Brasileiro de Aeronáutica: lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986. Rio de Janeiro: Forense, 2014.

JUSTIFICATIVA DA ALTERNATIVA CORRETA: (LETRA C)
A alternativa correta é a letra C, que apresenta os dados na forma e na ordem corretas. A alternativa A está incorreta porque entra pelo título. A alternativa B está incorreta porque entra por uma parte do título, construindo novo título para a obra. A alternativa D está incorreta porque os outros dois autores não são apresentados na folha de rosto do livro como colaboradores.

Fonte: FRANCA, Júnia Lessa et al. Manual para Normalização de Publicações Técnico-Científicas. 8. ed. Belo Horizonte: FAMIG, 2012.

46) Analise as afirmativas correlatas.

I. “O planejamento do espaço físico de uma biblioteca deve levar em consideração a missão, os objetivos, as políticas, o pessoal e os públicos da instituição mantenedora, situando-se a unidade de informação nesse contexto.”

PORQUE

II. “As características da instituição mantenedora são fatores determinantes do perfil da biblioteca.”

Assinale a alternativa correta.

a) A primeira é uma afirmativa verdadeira e a segunda, falsa.
b) A primeira é uma afirmativa falsa e a segunda, verdadeira.
c) As duas afirmativas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
d) As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

JUSTIFICATIVA DA ALTERNATIVA CORRETA: (LETRA D)
De acordo com Almeida (2005), o planejamento da unidade de informação deve ser coerente com as estratégias definidas pela direção da organização. (p. 8). É importante que se analisem a missão, os objetivos, as políticas, o pessoal e os públicos da instituição mantenedora, situando-se a biblioteca nesse contexto, pois as características da instituição são fatores determinantes do perfil da unidade de informação.

Fonte: ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. Planejamento de Bibliotecas e Serviços de Informação. 2 ed. rev. E ampl. Brasília, DF: Briquet de Lemos Livros, 2005.

47) Uma biblioteca especializada fundamentou a avaliação de seus acervos e serviços nas leis da Biblioteconomia formuladas por Ranganathan e realizou um estudo concernente à acessibilidade. Ao buscar verificar em que medida a biblioteca torna os documentos acessíveis aos usuários ela utilizou a lei:

a) A cada leitor seu livro.
b) A cada livro seu leitor.
c) Os livros são para usar.
d) A biblioteca é um organismo em crescimento.

JUSTIFICATIVA DA ALTERNATIVA CORRETA: (LETRA C)
A lei Os livros são para usar utiliza o critério de acessibilidade para avaliação do acervo e serviços indagando Pode o serviço tornar um item acessível a um solicitante na hora que necessita dele?

Fonte: LANCASTER, Frederic Wilfrid. Avaliação de Serviços de Bibliotecas. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.

48) As atividades relativas à automação dos processos de organização de coleções para fins de acesso e utilização incluem:

a) a elaboração de homepage para divulgação da biblioteca.
b) o estudo de viabilidade para a produção de sumários on line.
c) a definição sobre software adequado para o tratamento e recuperação automatizada de documentos.
d) o fornecimento, a provisão e o controle de cópias de documentos localizados por meio de bases de dados.

JUSTIFICATIVA DA ALTERNATIVA CORRETA: (LETRA C)
Segundo Maciel e Mendonça (2006), as atividades relativas à automação dos processos de organização de coleções para fins de acesso e utilização incluem o indicado na alternativa C: a definição sobre software adequado para o tratamento e recuperação automatizada de documentos. (processamento técnico p. 29). Não incluem:
A) a.elaboração de homepage para divulgação da biblioteca. (p.36 divulgação);
B) o estudo de viabilidade para a produção de sumários online. (p.35 divulgação);
D) o fornecimento, a provisão e o controle de cópias de documentos localizados por meio de bases de dados. (p. 39 reprodução).

Fonte: MACIEL, Alba Costa.; MENDONÇA, Marília Alvarenga Rocha. Bibliotecas como Organizações. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

49) No contexto da avaliação de produtos e serviços, a análise de dados quantitativos que indicam a utilização do site da biblioteca não inclui:

a) acessos à página.
b) ferramentas de busca.
c) downloads de publicações.
d) postagens nas seções interativas.

JUSTIFICATIVA DA ALTERNATIVA CORRETA: (LETRA B)
De acordo com Almeida (2005), os dados quantitativos mais utilizados para análise da utilização do site são os números de acessos à página, de downloads de publicações e de postagens nas seções interativas. As ferramentas de busca, embora sejam aspectos a serem avaliados, não são indicadores de utilização.

Fonte: ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. Planejamento de Bibliotecas e Serviços de Informação. 2 ed. rev. E ampl. Brasília, DF: Briquet de Lemos Livros, 2005.

50) Considerando os estudos para elaboração do diagnóstico de uma biblioteca, informe se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Estudos de uso buscam capacitar os usuários a utilizar eficientemente a biblioteca e os recursos de informação.
( ) Estudos de usuários potenciais buscam definir estratégias no sentido de incluí-los na cadeia de informação.
( ) Estudos de usuários reais buscam entender preferências e necessidades informacionais daqueles que usam a biblioteca.

a) F – F – F
b) F – V – V
c) V – V – F
d) V – V – V

JUSTIFICATIVA DA ALTERNATIVA CORRETA: (LETRA B)
A primeira afirmativa: “Estudos de uso buscam capacitar os usuários a utilizar eficientemente a biblioteca e os recursos de informação” é falsa, pois esses estudos buscam a coleta e análise de dados sobre o sistema (atividades, operações, pessoal, usuários).

Fonte: ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. Planejamento de Bibliotecas e Serviços de Informação. 2 ed. rev. E ampl. Brasília, DF: Briquet de Lemos Livros, 2005.

51) Uma biblioteca que implanta um plano para utilização das reclamações e sugestões dos clientes, definindo as formas como serão encaminhadas e as pessoas responsáveis por avaliá-las e respondê-las, está desenvolvendo uma estratégia de:

a) busca e recuperação da informação.
b) treinamento e educação de usuários.
c) gestão de qualidade com foco no cliente.
d) gestão da informação e do conhecimento.

JUSTIFICATIVA DA ALTERNATIVA CORRETA: (LETRA C)
Segundo Vergueiro (2002), “uma biblioteca que implanta um plano para utilização das reclamações e sugestões dos clientes, definindo as formas como serão encaminhadas e as pessoas responsáveis por avalia-las e respondê-las, está desenvolvendo uma estratégia de gestão de qualidade com foco no cliente”.

Fonte: VERGUEIRO, Waldomiro. Qualidade em Serviços de Informação. São Paulo: Arte & Ciência, 2002.

52) Um bibliotecário recém-formado foi contratado para gerenciar o serviço de circulação de determinada biblioteca pública. Suas responsabilidades não incluem:
a) estabelecimento das condições de acesso ao acervo.
b) determinação e aplicação de penalidades aos usuários em atraso.
c) controle da movimentação das coleções dentro e fora da biblioteca.
d) indicação de comissão para aprovação dos documentos a serem colocados em depósitos.

JUSTIFICATIVA DA ALTERNATIVA CORRETA: (LETRA D)
Segundo Maciel e Mendonça (2006), as responsabilidades relativas ao serviço de circulação não incluem o indicado na alternativa D: indicação de comissão para aprovação dos documentos a serem colocados em depósitos. (p. 26 desbastamento). Incluem:
A) estabelecimento das condições de acesso ao acervo. (p.38);
B) determinação e aplicação de penalidades aos usuários em atraso. (p.39);
C) controle da movimentação das coleções dentro e fora da biblioteca (p.38).

Fonte: MACIEL, Alba Costa.; MENDONÇA, Marília Alvarenga Rocha. Bibliotecas como Organizações. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

53) Segundo Weitzel (2006), “[…] o bibliotecário selecionador deve investir em um trabalho de prospecção de materiais de interesse para a biblioteca. […] Para que este trabalho de prospecção alcance seu objetivo, é necessário definir quais são as fontes de informação que servirão de instrumentos auxiliares”. Nesse trecho, o termo trabalho de prospecção refere-se a uma atividade da etapa do processo de desenvolvimento de coleções denominada:

a) seleção.
b) aquisição.
c) estudo da comunidade.
d) desbastamento e descarte.

JUSTIFICATIVA DA ALTERNATIVA CORRETA: (LETRA A)
De acordo com a autora citada, a alternativa A, “seleção”, está correta e, portanto, deve ser assinalada. A mesma autora aborda os itens indicados pelas demais alternativas: aquisição, desbastamento e descarte, estudo da comunidade que se referem a outras etapas do processo de desenvolvimento de coleções.

Fonte: WEITZEL, Simone da Rocha. Elaboração de uma Política de Desenvolvimento de Coleções em BibliotecasUniversitárias. Rio de Janeiro: Interciência; Niterói: Intertexto, 2006.

54) Durante o processo de referência, a questão inicial formulada pelo consulente pode às vezes exigir maiores esclarecimentos ou ajustes, para se ter certeza de que corresponde de forma precisa à necessidade de informação. Nesse caso, o verdadeiro tema da consulta precisa ser identificado, esclarecido e, se necessário, aprimorado por meio da
a) consulta mutável.
b) solução potencial.
c) estratégia de busca.
d) entrevista de referência.

JUSTIFICATIVA DA ALTERNATIVA CORRETA: (LETRA D)
Todas as alternativas são referentes a atividades do processo de referência. Mas, a única correta é a D: “entrevista de referência” que tem exatamente a função de negociar a questão inicial. Esse conteúdo é abordado, exaustivamente, por Grogan, que trata também dos itens apresentados nas demais alternativas e que têm outras funções.

Fonte: GROGAN, Denis Joseph. A Prática do Serviço de Referência. Brasília: Briquet de Lemos, 2001.

55) Analise as afirmativas correlatas.
I. “Os critérios para seleção de doações são os mesmos utilizados para a seleção de materiais comprados.”

PORQUE

II. “O custo para tratamento técnico e armazenamento de um material recebido por doação é idêntico ao daquele adquirido por compra.”

Assinale a alternativa correta.
a) A primeira é uma afirmativa verdadeira e a segunda, falsa.
b) A primeira é uma afirmativa falsa e a segunda, verdadeira.
c) As duas afirmativas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
d) As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

JUSTIFICATIVA DA ALTERNATIVA CORRETA: (LETRA D)
Nenhum material é absolutamente gratuito para qualquer biblioteca. Os custos necessários para incorporar os itens ao acervo de uma biblioteca e torná-los disponíveis para os usuários independem de sua forma de aquisição. As duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. Este tema é abordado, com consenso, por diversos autores inclusive.

Fontes:
 SILVA, Divina Aparecida da Silva; ARAUJO, Iza Antunes. Auxiliar de biblioteca: técnicas para formação profissional. Brasília: Thesaurus, 1994.
 WEITZEL, Simone da Rocha. Elaboração de uma Política de Desenvolvimento de Coleções em Bibliotecas Universitárias. Rio de Janeiro: Interciência; Niterói: Intertexto, 2006.

56) Considerando os encontros científicos, assinale a alternativa que apresenta corretamente um tipo de atividade realizada em congressos.

a) Mesa-redonda: apresentação formal feita por pessoa convidada na qual não é permitido o debate com a plateia.
b) Conferência: tipo formal de apresentação feita por convidado especial, geralmente uma figura de destaque na área.
c) Sessão livre: apresentação por um número restrito de convidados, de um tema comum, que, ao final é debatido com a plateia.
d) Palestra: apresentação de trabalho que foi submetido previamente pelo autor à comissão organizadora e julgado por uma comissão científica ou técnica.

JUSTIFICATIVA DA ALTERNATIVA CORRETA: (LETRA B)
A alternativa B, “conferência: tipo formal de apresentação feita por convidado especial, geralmente uma figura de destaque na área”, deve ser assinalada, pois é a única que está apresentada corretamente, segundo Campello (2008).

Fonte: CENDÓN, Beatriz Valadares; CAMPELLO, Bernadete Santos, KREMER, Jeannette Marguerite (Org.). Fontes de Informação para Pesquisadores e Profissionais. 2 ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

57) As atividades relativas aos serviços-fim de uma biblioteca incluem:

a) a adoção de programas de catalogação cooperativa.
b) a realização de inventários para o controle físico das coleções.
c) o estabelecimento de diretrizes para preservação e conservação do acervo.
d) a disponibilização de artigos de periódicos para usuários conectados em rede.

JUSTIFICATIVA DA ALTERNATIVA CORRETA: (LETRA D)
Segundo Maciel e Mendonça (2006), as atividades relativas aos serviços-fim de uma biblioteca incluem o indicado na alternativa D: a disponibilização de artigos de periódicos para usuários conectados em rede. (p. 39 reprodução.)
Não incluem:
A) a.adoção de programas de catalogação cooperativa (p. 29 processamento técnico);
B) realização de inventários para o controle físico das coleções. (p.32 armazenagem.);
C) estabelecimento de diretrizes para preservação e conservação do acervo. (p.18 planejamento e elaboração de políticas).

Fonte: MACIEL, Alba Costa.; MENDONÇA, Marília Alvarenga Rocha. Bibliotecas como Organizações. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

58) No Brasil, o órgão considerado a maior autoridade na produção de fontes de informação geográfica do país é o
a) IBGE.
b) IBICT.
c) SciElo.
d) COMUT.

JUSTIFICATIVA DA ALTERNATIVA CORRETA: (LETRA A)
No Brasil, o órgão considerado a maior autoridade na produção de fontes de informação geográfica do país é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Os órgãos indicados nas demais alternativas têm outras funções.

Fonte: CAMPELLO, Bernadete; CALDEIRA, Paulo da Terra (Org.). Introdução às Fontes de Informação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005

.
59) A revista Conexão SIPAER é uma publicação científica editada com o apoio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. Conta com Corpo Editorial, Conselho Científico e Comitê de Direção, incluindo pessoal especializado e de notório saber nos setores de aviação civil e militar, além de pesquisadores de instituições científicas brasileiras e internacionais. Os artigos são avaliados pelo processo duplo cego. É correto afirmar que a função da avaliação dos artigos é a:

a) determinação da propriedade intelectual.
b) preservação do conhecimento registrado.
c) manutenção do padrão de qualidade da ciência.
d) comunicação formal dos resultados de pesquisa original.

JUSTIFICATIVA DA ALTERNATIVA CORRETA: (LETRA C)
Todas as alternativas indicam funções atuais dos periódicos científicos. Mas a única desempenhada pela avaliação é a alternativa C, manutenção do padrão de qualidade da ciência. A publicação em periódicos que dispõem de um corpo de avaliadores respeitados confere a um artigo autoridade e confiabilidade, pois a aprovação dos especialistas representa a aprovação da comunidade científica.

Fonte: CENDÓN, Beatriz Valadares; CAMPELLO, Bernadete Santos, KREMER, Jeannette Marguerite (Org.). Fontes de Informação para Pesquisadores e Profissionais. 2 ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

60) Leia o texto a seguir.
Em 2008, Chris Anderson, na época editor da revista de tecnologia Wired, lançou um livro muito influente, A cauda longa, no qual dizia que a imensa oferta de produtos na internet acarretaria em uma democratização de vendas e de informação.
[…] Mas não levou nem sete anos para sua ideia se mostrar furada. Uma nova publicação, Cultura Crash, de Scott Timberg, mostra que os sonhos utópicos da democracia digital viraram pó. A obra prova, por dados, que nunca se leu tão pouco, que os lucros de vendas de livros e discos nunca foram tão injustamente divididos[…] A tão propagada era da informação livre e com acesso direto ao consumidor não aconteceu.[…] Índices de leitura e de interesse em cultura chegaram aos índices mais baixos já registrados. As pessoas nunca foram tão mal informadas sobre política e temas sociais. O futuro chegou. E é bem diferente daquele pintado pelos arautos da revolução digital. (André Barcinski-Azul Magazine, abril de 2015.)
A literatura de Ciência da Informação e Biblioteconomia aborda o conceito de Sociedade da Informação e o impacto das novas tecnologias de informação na criação, circulação e armazenamento de informações. A democracia informacional foi preconizada por muitos autores e o argumento frequentemente utilizado, e que coincide com a visão indicada por Barcinski, é que:

a) a informação estaria ao alcance de todos através das redes de comunicação eletrônica, chegando ao homem comum.
b) ocorreria o fortalecimento de monopólios informacionais, propiciando amplo acesso aos bancos de dados ligados por meio de redes.
c) as novas tecnologias garantiriam a capacitação dos cidadãos para utilizar os instrumentos e serviços oferecidos pelas redes de comunicação eletrônica.
d) o desenvolvimento das redes sociais seria acompanhado de tendência para uma distribuição menos personalizada, ocorrendo a massificação da informação.

JUSTIFICATIVA DA ALTERNATIVA CORRETA: (LETRA A)
A literatura de Ciência da Informação e Biblioteconomia aborda o conceito de Sociedade da Informação e o impacto das novas tecnologias de informação na criação, circulação e armazenamento de informações. A democracia informacional foi preconizada por muitos autores e o argumento frequentemente utilizado, que coincide com a visão apresentada por Barcinski, é que a informação estaria ao alcance de todos através das redes de comunicação eletrônica, chegando ao homem comum. Assim, a alternativa A deve ser assinalada. Oliveira (2005) apresenta esse
argumento em diversas partes da obra e indica argumentos contrários aos apresentados nas alternativas: B ocorreria o fortalecimento de monopólios informacionais, propiciando amplo acesso aos bancos de dados ligados por meio de redes; C as novas tecnologias garantiriam a capacitação dos cidadãos para utilizar os instrumentos e serviços oferecidos pelas redes de comunicação eletrônica; e, D o desenvolvimento das redes sociais seria acompanhado de tendência para uma distribuição menos personalizada, ocorrendo a massificação da informação

Fonte: OLIVEIRA, Marlene de (Org.). Ciência da Informação e Biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: UFMG, 2005. Coleção Didática.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s