DICAS PARA QUEM TRABALHA E ESTUDA

bg03

Acredito que para a maioria dos concurseiros  essa é a realidade: acordar cedo, trabalhar 9h por dia, perder mais umas 3h no deslocamento e ainda ter que ter forças para estudar e lutar por uma vida melhor. Essa sempre foi a minha realidade, só quando me formei e fiquei naquele limbo entre ser estudante/ arrumar um emprego que passei 3 meses apenas estudando de resto, todo o progresso foi encaixando horário de estudo onde dava.  Reconheço que parece injusto você fazendo todo esse esforço sobre-humano enquanto alguns moram perto do trabalho,tem outras facilidades financeiras  ou podem se dar ao luxo de apenas estudar. Tente não se abater com essas comparações. O melhor dos concursos é que você pode se preparar de acordo com a sua realidade. Eu sei que você quer passar no primeiro concurso que aparecer, entretanto a dinâmica nem sempre é assim. O importante é  a continuidade dos estudos, e amadurecimento da qualidade dele.

Minhas dicas pra você:

ESTABELEÇA PRIORIDADES

O tempo todo temos que estabelecer prioridades. “Devo agora estudar ou ver um filme? Arrumar meu armário ou dormir?” São diversas escolhas ao longo do dia que se acumulam e fazem a diferença na eficiência do seu planejamento.  Se seu foco AGORA é passar em um concurso, outros interesses tem que, inevitavelmente, ficar um pouco de lado. Por exemplo um curso de violão, que você adora, mas no seu pouco tempo livro fica inviável ter essa atividade, trabalhar e ainda estudar. O essencial é que você esteja certo da sua decisão de se dedicar aos estudos, que seja uma escolha sua, por várias razões que só você pode saber. Se for modismo – todos os meus amigos também estudam – ou pressão familiar -para que você seja funcionário público etc -, enfim se não vier de dentro, duvido que você consiga se enganar muito tempo.

CRIE UMA ROTINA

É preciso que você tenha em mente rotinas básicas, como acordar, tomar banho, café, e estudar meia hora antes de sair. Ou no fim do dia, você volta realiza os afazeres domésticos e estuda 1h30  segunda,quarta e sexta. Faça a rotina sua amiga, delegue o máximo de atividades e responsabilidades possíveis, converse com sua família e amigos sobre esse período de estudos, que você precisa se concentrar nisso.Eles certamente vão entender.

OTIMIZE O TEMPO LIVRE

Coloque no papel seus horários e vislumbre as “brechas” do seu dia. Se você por exemplo tem 2h de almoço por dia no trabalho, dá pra utilizar 1h20 pra estudar? Ou se você “perde” muito tempo no trânsito,será que não seria uma boa usar esse tempo para revisar suas anotações, ler artigos ou matérias já selecionadas? Quando se tem pouco tempo para estudar, qualquer 20 minutos faz a diferença, principalmente na sua auto confiança de que está se esforçando e não se abatendo com as circunstancias. 

CAPÍTULOS, NÃO LIVROS

Tenho uma dica que vai parecer blasfêmia aos bibliófilos de plantão (eu inclusa), mas depois que desapeguei, confesso que mudou minha dinâmica de estudos. Muitos livros que caem em concurso na nossa área são cobrados partes muito específicas, agora como eu já estudo a um tempo e tenho uma ideia já  delineada do que cai mais,dificilmente leio um livro de cabo a rabo. Só os capítulos que acho mais propensos a serem cobrados. Dica pra isso se tornar mais automático é fazer muuuuuuiiitas questões. 

FEITO É MELHOR QUE PERFEITO

Ler “por cima” um capítulo é melhor do que ler nada. Eu era muito cismada e pensava “não vou ler tal capítulo na sala de espera do dentista porque não vou conseguir ler inteiro” ou “não dá para ler na fila porque preciso ir grifando”. Gente, minha dica é: apenas leia. Leia, mesmo que superficialmente. Depois você revisa. A ideia é que, se você estiver lendo sempre, vai rever aquele material toda hora. A atenção vai chegar e a repetição da leitura pode te ajudar na memorização e no entendimento de passagens futuras.

TENHA SEMPRE UM MATERIAL COM VOCÊ

Na correria do dia-a-dia  em várias situações acabamos com tempo ocioso, inclusive no trabalho. Tenho sempre anotações, um artigo ou capítulo de livro pra dar uma olhada. Não “perca” esse tempo!

REVISE O QUE VOCÊ ESTUDOU

Tire a cada 15 dias 1 dia só para revisar suas anotações, e fixar o conteúdo. Para passar em um concurso você precisa APRENDER,é diferente da decoreba de provas de faculdade por exemplo, que você pode estudar 1 semana antes e vai se dar bem. Em concursos por serem diversas matérias e muito tempo de preparação se você não FIXAR e COMPREENDER o conteúdo,na hora da prova pode acabar errando algo que você já  estudou. E isso por experiencia própria dá muita raivinha! Então é isso, matéria não revisada é matéria esquecida.

USE A TECNOLOGIA AO SEU FAVOR

Tem vários audio books  interessantes,aplicativos de questões, sites que organizando seu horário de estudo.Procure, pesquisa e utilize essas ferramentas ao seu favor. Particularmente acho que nada supera o ler/ escrever mas outras formas de estudo são importantes e agregam muito na preparação.Busque o melhor caminho pra você. 

CRIE GRUPOS DE ESTUDO

Já fiz um post  detalhado sobre isso AQUI, ter com quem falar sobre as questões, indicações de matérias ou até mesmo só conversar sobre a rotina de estudos ajuda muito. 

PARE DE SE COMPARAR COM QUEM ESTÁ EM CONDIÇÕES DIFERENTES

Todo mundo tem um amigo que tá em casa estudando o dia inteiro, ou um conhecido que parece respirar concursos e você fica até meio sem jeito de admitir que está concorrendo com essas pessoas. Com sinceridade, abstraia isso.  Não existe comparação, são infinitos fatores para uma pessoa ser aprovada, e um dos principais é no dia da prova você estar bem. Pense que por mais difícil que seja pra você estudar, será uma conquista única e que mesmo com as adversidades você correu atrás. Tem uma música do Rael que eu adoro e ele fala “Não existe atalho para o caminho da conquista sólida”, e não tem mesmo! Até quem tem condições melhores também tem que ralar! Faça sua parte e deixe estar,sua hora vai chegar cedo ou tarde 😉

NÃO DEIXE DE VIVER

Sim,você precisa estudar muito e a sensação de soterramento é inevitável! Porém viver é necessário. Deixe sempre um tempinho para dicar de bobeira, sair com os amigos, dar atenção a sua família. Não precisa viver enfurnado no quarto, basta ter um equilíbrio e não abusar. Esses momentos é que vão te dar força para continuar na luta!

RESPEITE OS SINAIS DO SEU CORPO

 Tem dia que não dá, o sono bate,o cansaço físico e mental também,nessas horas é melhor você se dar um desconto e ir fazer outra coisa. Não estude doente ou tente impor um ritmo que você ainda não está acostumado. É melhor 1h de estudo de qualidade do que 3h de estudo de saco cheio.

 Resumindo:

Estudar e trabalhar é uma barra,mas não desista! Não tenha medo de mudar de método, com pequenas intervenções no dia-a-dia dá pra estudar várias horas sem perceber! Não desanime quando os planos não sairem exatamente  como você planejou,  o importante é estudar sempre que der!

E lembrando sempre que…

Ranganathan não faz milagre, estudar sim!

Thalita Gama

Anúncios

5 thoughts on “DICAS PARA QUEM TRABALHA E ESTUDA

  1. Ótimo ler isso eu estava muito desmotivada com as desigualdades, me encontrei neste post, também venho de uma jornada de trabalho e estudo e são poucas pessoas que realmente sabem como é cansativo..

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s