Afinidades e diferenças: Tabela de Cutter x Tabela PHA

10339741_909737382426134_5272699930744108331_n

 

Vocês já pararam pra pensar nas diferenças e afinidades dessas duas tabelas aí? Alguns concursos gostam de cobra a PHA,mas a maioria cobra a de Cutter. Precisamos saber os pontos principais de ambas. 

Coloco aqui um panorama de ambas, são diversas regras que precisam ser estudadas com calma e por logística não tenho como especificar nesse post, no fim indico materiais para ajudar a aprofundar seu estudo.

Tabela Cutter-Sanborn

Tabela PHA

  • Desenvolvido por Charles Ammi Cutter.(1880)
  •  Autoria de Heloísa Almeida Prado (1976)
  • A tabela de três dígitos de Cutter-Sanborn é conhecida no Brasil como a tabela de Cutter. Mas não deve ser confundida com a tabela de três dígitos de Cutter nem com a Classificação de Cutter elaborado como sistema de classificação.
  •  Foi uma tentativa de se estabelecer uma tabela denotação de autor adequada às peculiaridades da língua portuguesa. Apesar de, teoricamente, ser mais compatível com as necessidades brasileiras e de haver poucos estudos sobre seu uso, pode-se afirmar que tal tabela não se popularizou.
  •  Em um primeiro momento a notação do autor parece não ter lógica. Mas tem. A principal função da notação de autor de Cutter-Sanborn é ordenar as diversas obras de um mesmo autor dentro de um mesmo assunto (número de classificação). 
  • Aceita-se o uso das primeiras letras, geralmente as três primeiras, (excluídos os artigos). Esse procedimento pode dinamizar o trabalho do profissional na medida em que não se “perde” tempo consultando à Tabela de Cutter notação de autor.

Resumo sobre a aplicação da Tabela de  Cutter e PHA:

   warning-303768_640   ATENÇÃO! As mesmas regras descritas na aplicação da tabela de  Cutter se aplicam a tabela PHA !

Como regra geral, “usa-se a entrada principal [definida pelas regras do AACR2] para atribuir a notação do autor na tabela Cutter-Sanborn […]” (LEHNUS, 1978 p. 20). O número de Cutter para um item é retirado das primeiras letras da entrada principal (que não artigo) seguido de seu número correspondente advindo da tabela que assim, determina o número para cada nome em ordem alfabética. Considere dois os dois exemplos de autores na figura que se segue:

tabela cutter

Quando a entrada principal não se enquadrar exatamente na tabela, usa-se o código imediatamente superior. A representação da notação da notação de autor é feita pelos elementos em negrito. Observe a figura extraída da Tabela de Cutter-Sanborn que se segue:

detalhes cutter

As letras em maiúscula que sucedem ao sobrenome referem-se ao prenome do autor. Em Scott G pode-se referir a Gary Scott, Giovani Scott, etc., ou seja tais autores correspondem a S426; Scott J pode ser João Scott, Jay Scott – S427 e assim sucessivamente. Mas se o autor for, por exemplo Eduardo Scott o número do autor será S425 conforme preconizado na figura anterior.

Muito importante saber essas regras de Cutter, esse quadro deve ser visto periodicamente nos seus estudos!

resgras de cutter

Exemplo de aplicação da tabela PHA:

tabela PHA aplicada

*Todos esses exemplos foram retirados da ótima apostila do professor Marcelo Nair dos Santos da UFES, você pode estudar mais profundamente esse tema por ela, AQUI.  Também indico esse Slide sobre Notação de autor, AQUI.

Ranganathan não faz milagre, estudar sim!

Thalita Gama

 

Anúncios

3 thoughts on “Afinidades e diferenças: Tabela de Cutter x Tabela PHA

  1. Thalita…você é das minhas…compartilha conhecimento e pesquisas. Recentemente dei uma palestras sobre erros e acertos em bibliotecas. Acho legal compartilharmos os dois. Nossa profissão sai ganhando. Obrigado pelas dicas. Sempre olho o seu blog. Bj grande .

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s