Dicas de estudo para o concurso da aeronáutica

estudando-pra-concurso

Olá! Conforme prometi aqui estão as dicas para o concurso da aeronáutica!  Como vocês sabem estou totalmente envolvida na preparação do Curso Santa Biblioteconomia Preparatório para o Concurso da UFF e Aeronáutica que vai acontecem no fim do mês (Para mais informações é só ir na aba CURSOS aqui do blog, tem poucas vagas  agora e as inscrições vão até dia 28!).

No gráfico abaixo as matérias cobradas por área nas 2 últimas provas da aeronáutica para bibliotecário. Em 2010 a prova teve um caráter mais técnico cobrando muitas questões de ABNT e classificação (Aquelas decorebas meio chatas inclusive). Em 2011 essa tendência diminuiu,mas o foco no AACR2 foi grande porém dividindo espaço com planejamento e FDC principalmente. Importante observar que pouco mudou a bibliografia desses anos para o atual edital. 

11265026_907686425964563_6664054494911648136_n

 DICAS

SAIBA BEM A ESTRUTURA DO CONCURSO

No edital não vem escrito quantas questões de português e conhecimento específico vão ser cobradas, mas em 2010 foram 20 de  português e 40 de biblioteconomia, e em 2011 30 de português e 50 de biblioteconomia.Ambas tiveram a duração de 4h e 20 minutos assim como esse edital de 2015. É uma prova longe a cansativa, atenção e foco vão ser fundamentais! 

O processo é composto por estas etapas:

a) Provas Escritas (Língua Portuguesa e Conhecimentos Especializados);

b) Análise da SECPROM ou Parecer da SECPG (Para candidatos militares);

c) Inspeção de Saúde (INSPSAU);

d) Exame de Aptidão Psicológica (EAP);

e) Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF); e

f) Validação Documental.

PESQUISE SOBRE A AERONÁUTICA E SEUS SISTEMAS

Não achei um site sobre o sistema de bibliotecas da aeronáutica mas indico uma visita no site da biblioteca do ITA. Esse concurso em específico é da FAB a única coisa que recuperei de lá é essa notícia sobre a inauguração da biblioteca em 2012.

ESTUDE BIBLIOTECONOMIA AO MÁXIMO

Essa é uma prova composta apenas de português e biblioteconomia.Ou seja se garanta no que você tem mais facilidade. A bibliografia indicada é ótima, só os clássicos, vários você consegue achar online. Falta menos de 1 mês pra prova,dá tempo de dar um último gás na preparação! Nada de desanimo na reta final!

PREPARE-SE PARA A PROVA FÍSICA

Esse concurso tem prova física então não deixe de treinar e deixar seu físico forte o suficiente para fazer com tranquilidade as marcas exigidas no edital. Acho importante a pessoa já gostar desse tipo de rotina de exercícios já que nas forças armadas em geral isso é regra diária. 

ESTUDE PARA A PROVA DE PORTUGUÊS E  REDAÇÃO 

Essencial dedicar um tempinho a essa matéria e ao trino da redação. Vão ser 15 redações corrigidas, destaques das instruções no edital “A redação deverá conter no mínimo 100 (cem) palavras e 15 (quinze) linhas, em letra legível, a respeito do tema a ser fornecido no ato dessa prova. Consideram-se palavras todas aquelas pertencentes às classes gramaticais da Língua Portuguesa. Recomenda-se que a redação seja escrita em letra cursiva legível. Caso seja utilizada a letra de forma (caixa alta), as letras maiúsculas deverão ser legíveis e receber o devido realce.”

aero

REFAÇA QUESTÕES

Treine em cima das 9 provas  anteriores da aeronáutica disponíveis no PCI concursos 😀

Você pode conferir o edital completo  AQUI

Ranganathan não faz milagre, estudar sim!

Thalita Gama

Anúncios

2 thoughts on “Dicas de estudo para o concurso da aeronáutica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s