Santa Dica: Benefícios do estudo em grupo

7_150

O estudo em grupo pode ser a chave de sucesso para a aprovação em um concurso público. Às vezes, pode ser o empurrão final para a aprovação de quem estuda há algum tempo e ainda não passou em um concurso. Muitos não dão a atenção devida a este método de estudo, porém muitos – inclusive eu –  conseguiram a aprovações dentro de grupos de estudos criados pela internet ou junto com amigos.

Durante um período me reuni com mais 3 amigos para estudar. As reuniões aconteciam em geral 1 vez por semana ou de 15 em 15 dias e me ajudaram muito a aprender a biblioteconomia por outros ângulos. E hoje posso afirmar que no nosso caso deu certo, todos conseguimos ser aprovados em concursos (:

Alguns benefícios que consigo apontar: rápido compartilhamento de informações , dicas e troca de material, compromisso de estudo frequente devido ao também compromisso com seus colegas , grande incentivo e motivação ao compartilhar as experiências, sucessos e fracassos.

Além disso estudar sozinho tem um problema: você não tem como tirar dúvidas. Por mais que a internet seja uma ótima fonte de informações, nem sempre vai ser possível encontrar tudo o que você precisa nos sites e blogs. Ter um colega que estuda sob uma perspectiva diferente da sua é uma das melhores opções se você quer aumentar a qualidade do seu aprendizado.

Quando temos um grupo, os membros do grupo estimulam-se a atingir os objetivos.  A dinâmica de estudo em grupo que estuda com um objetivo em comum tem como benefício a interdependência e ao mesmo tempo  a motivação dos participantes do grupo.

Sabendo desses benefícios, aqui estão algumas dicas para que seu grupo de estudo não vire uma bagunça, mas funcione de verdade:

Tenham um  mesmo foco. Estude com quem está na mesma sintonia que você, buscando aprender e trocar conhecimento, de olhos nos mesmos editais ou concursos similares. Tente sempre combinar em conjunto o que será feito no grupo e fora dele. Por exemplo se for a discussão de uma prova, todos devem refaze-la e anotar dúvidas e apontamentos antes da aula, para que o tempo juntos seja aproveitado da melhor forma.

Estude de verdade. Muitos estudantes se reúnem e acabam  gastando muito tempo conversando, desviando o foco do grupo, que é se reunir para estudar.

Grupos grandes aumentam a dispersão. Este fato está mais que provado. Quanto maior a quantidade de pessoas, maior a tendência de que os participantes de dispersem. É recomendado grupos de estudo de até no máximo quatro pessoas.

Se junte a pessoas responsáveis. Ao contrário do que parece, as pessoas que mais agregam ao grupo são as dedicadas e não as inteligentes. Dessa forma, se tiver que optar por um colega esforçado e outro apenas inteligente, não tenha medo! Escolha aquele que você sabe que cumprirá o combinado à risca, pois este terá mais foco nos estudos.

Exercitar, exercitar, exercitar. Já está provado que uma das ou a maneira mais eficiente de estudar é exercitando, então no grupo de estudos não é diferente. Para que todos consigam extrair o máximo do grupo de estudo, é importante que tenham feito a leitura da teoria para que no grupo de estudo apenas discutam e façam a maior quantidade de exercícios possível.

E lembrando sempre que…

Ranganathan não faz milagre, estudar sim!

Thalita Gama

**Fonte consultada para escrever esse texto AQUI.

Anúncios

One thought on “Santa Dica: Benefícios do estudo em grupo

  1. Pingback: DICAS PARA QUEM TRABALHA E ESTUDA | Santa Biblioteconomia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s