Como estudar depois do edital

Como-estudar-durante-o-edital

Recentemente fiz um post sobre como estudar SEM o edital lembram? Se quiser pode dar uma olhada nele AQUI . E quando ele sai, o que fazer?

Agora depois do edital, você precisa ser bastante organizado para estudar, porque tem cerca de dois meses somente para colocar a casa em ordem, rever o que foi estudado e estudar as disciplinas que são novidade. Por isso, o ideal para qualquer concurso é que você comece a estudar muito antes da publicação de qualquer edital.

Aqui vai um passo a passo:

1- Atenção ao edital 

Sei que bate um desespero mas tenha CALMA e LEIA o edital, marque tudo o que for importante, data de inscrição e pagamento, data da provas, quantidade de vagas, se existe cota e seus critérios, número de questões por disciplinas,mínimo de acertos, verificar se tem bibliografia indicada, enfim você precisa saber todas essas informações! Não adianta de dedicar a um concurso sem saber jogar as regras do edital certo? Muitas vezes uma matéria tem peso maior do que a outra e isso vai influenciar seu modo de estudo.

2- Arrume mais tempo pra estudar

Amigo quando o edital sai infelizmente você vai ter que trabalhar com prioridades. A prova já tem data, horário e você precisa se dedicar ao máximo até lá. Bote no papel todas as suas atividades e veja as lacunas de tempo disponíveis para estudar, seja flexível com o lazer, ele deve sim existir porém reduzido, você tem que estudar mais sim, porém sem ficar infeliz por isso.

3- Tenha um plano

Se no edital cai alguma matéria que você nunca estudou com um peso maior, ou matérias que você adora isso tudo vai ter que ser levado em conta no seu plano. É preciso ser honesto e reconhecer onde é necessário um investimento maior de tempo/material/ dedicação. Dentro de biblioteconomia mesmo você adora CDU mas é péssimo em serviço de referência? É bom dar uma atenção maior a isso. Ou vai cair legislação e você nunca estudou? Valorize essa matéria!

4- Siga um cronograma

Chegando aqui você já sabe o que vai cair na prova, a quantidade de questões e seus pesos, seu tempo disponível para estudar e onde você é mais forte ou fraco. Monte um cronograma como você achar melhor, em ciclos, uma matéria por dia, enfim descubra e adeque a sua rotina. Cada um sabe os seus momentos de maior concentração e aproveitamento. Eu gosto de estudar de manhã mas talvez você se sinta um zumbi e prefira estudar a noite depois do jornal nacional por exemplo. É uma escolha e decisão individual.

5- Atenção ao corpo e mente

Eu sei que se preparar para concursos é cansativo, mental e fisicamente. Colocamos uma pressão em nós mesmos, nos cobramos muito e tudo isso influi. Seja focado mas também tenha noção do seu nível de esforço e cansaço. Se você trabalha o dia inteiro e ainda estuda principalmente. Não é valido ficar doente, estressado com tudo e todos por um concurso. Não seja conveniente com a preguiça contudo busque o equilíbrio e respeite os sinais do seu corpo. As vezes dormir e retornar aos estudos no dia seguinte será melhor do que se forçar a estudar. E claro atividade física regular e alimentação saudável ajudam muito! Seu corpo é o seu instrumento, cuide bem dele!

6- Revise

Crie o hábito de revisar o que você estudou. 1 vez por semana, a cada 10 dias, coloque no seu cronograma. Precisamos dar um tempo ao cérebro para que ele absorva as informações, não estude hoje e revise amanhã, dê um espaço e depois solidifique esse conhecimento. A pior sensação é você errar uma questão que estudou porque a matéria não estava “fresca” na sua memória.

7- Refaça questões

Assim como revisar a matéria é importante , TREINAR também . Não fique só na teoria, busque refazer questões parecidas com as que espera encontrar na prova. Absorva delas as formas com que as matérias são cobradas, tópicos sempre exigidos e tendo dúvidas procure as respostas, divida com um outro amigo concurseiro, questione! É uma ótima forma de aprender!

7- Cheklist para a prova

Quando o local de prova sair verifique o trajeto que você vai fazer. Pense na rota,no trânsito, se é feriado ou não, no horário, enfim faça de tudo para não ter surpresas e chegar atrasado/ irritado na prova.

Vá com uma roupa CONFORTÁVEL, não é desfile de moda, você precisa se sentir bem e tranquila na hora da prova. Uma roupa apertada ou um sapato novo não seria muito bacana né?

Preste atenção no básico:

  • RG
  • Cartão de inscrição que na maioria das vezes também serve como local para anotar o gabarito
  • Lápis, borracha e 2 canetas pretas/azuis
  • Água
  • Lanche ( não faça um piquenique na prova, leve algo rápido de comer que não te atrapalhe, manche sua prova ou  deixe ela melecada)
  • Casaco ( Eu sou friorenta então sempre levo comigo, pior coisa é uma sala congelante)
  • Dinheiro (Se der o suficiente para que se algo aconteça no trajeto você pegue um táxi.)
  • Remédios emergenciais (Descongestionante nasal, para dor de cabeça etc)

8- Seja positivo

Você está estudando e se dedicando por um futuro melhor para você, sua família, as pessoas que você ama. Em busca de um trabalho que te valorize e que você sinta prazer. Pense nesse processo de estudos como um caminho até os seus objetivos. Apesar de cansativo se for encarado de uma forma positiva, será muito mais leve essa fase! Pare de reclamar sobre o edital, sobre as matérias, sobre o governo,enfim, sobre o que está fora do seu alcance. Foque no que você PODE fazer. Valorize suas conquistas diárias, não se compare ao seu amigo, a vida e trajetória de vocês não é igual. Afaste os pensamentos que te levam a baixa auto-estima como “eu sou muito burro”, “nunca vou entender isso”. Se você acreditar nisso realmente não vai aprender nada e nem sair do lugar. Se desafie! Que tal pensar “Essa matéria é difícil, vou me dedicar mais”, procure ajuda, ninguém sabe tudo ou nasceu sabendo. BUSCAR evoluir e aprender  é muito digno e nos torna seres humanos melhores. Chegue na sua prova de cabeça erguida e acreditando no seu potencia, no seu estudo e em tudo o que você sabe!  E outra não se cobre tanto. É só uma prova. Outras virão. São muitos candidatos bem preparados e buscando seu lugar ao sol. Mas é aquilo, é uma fila. Se continuar estudando direitinho, uma hora chega a sua vez. Mantenha-se motivado.

Boa prova. =)

 

Ranganathan não faz milagre, estudar sim!

Thalita Gama

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s