Proposta de exercício – Você sabe “montar” uma biblioteca?

biPensando nos que vão fazer provas de auxiliar de biblioteca, acredito que um bom exercício seria o candidato se imaginar montando uma biblioteca, os setores e relacionar com seus afazeres. Saber onde se encaixa cada parte da rotina, as atribuições da administração da biblioteca já é meio caminho pra entender melhor esse universo.

Eu fiz o meu dividindo assim :

• Administração da biblioteca

• Estrutura da biblioteca

• Processamento técnico

• Serviço de referência

• Setores específicos

• Rotina da Administração

Proponho que você monte o seu, escreva em um papel todos os setores e o que você acha que vem antes/ se encaixa em que. O meu você pode ver AQUI. Deixo claro que o meu não é necessariamente a realidade de todas as bibliotecas.  Se você acha que algo pode mudar de lugar ou tiver alguma dúvida, pesquise sobre, estude mais essa parte, acho que o melhor desse exercício é ver onde ainda é “nublado” pra você. E pode comentar que aí que vamos debater!

One thought on “Proposta de exercício – Você sabe “montar” uma biblioteca?

1. OLá Talita,

Meu nome é Janivalda, sou bibliotecária do SESI em Salvador. No ultimo dia 1º de Março, fiz a prova da UFRB, cuja banca foi a Funrio. Detestei a prova, pois achei chata, longa,cansativa e mal elaborada.

Gostaria muito que você analisasse.

Segue prova e gabarito.

Em 16 de março de 2015 10:54, Santa Biblioteconomia escreveu:

> santabiblioteconomia posted: “Pensando nos que vão fazer provas de > auxiliar de biblioteca, acredito que um bom exercício seria o candidato se > imaginar montando uma biblioteca, os setores e relacionar com seus > afazeres. Saber onde se encaixa cada parte da rotina, as atribuições da > admi”

Gostar