Formação e desenvolvimento de coleções

Por conta do trabalho tenho estudado Formação e desenvolvimento de coleções um pouco mais profundamente. É uma das matérias que gosto mesmo de estudar, acho interessante e essencial ao andamento de qualquer biblioteca ou centro de informação. Lembro de um professor ainda no ensino fundamental que falava ” Na matéria que você gosta, deve ser o melhor, nas outras saber o básico para se virar”, e acho que se encaixa muito bem nos concursos. É claro que adoraria saber muito de todas as matérias mas a realidade não é essa. Acredito que como plano inicial, saber o básico de cada matéria é sim o feijão com arroz para começar a se sair bem nas provas. Depois porque não nos aprofundar um pouco nas que achamos mais interessantes?

Peguei como base alguns livros e vim compartilhar com vocês.

1 – Aquisição de materiais de informação – Waldomiro Vergueiro e Diva Andrade

2- Bibliotecas como organizações – Alba Maciel e Marília Mendonça

3- Seleção de Materiais de informação – Waldomiro Vergueiro

4- Elaboração de uma política de desenvolvimento de coleções em bibliotecas universitárias – Simone Weitzel

Já li os quatro, e todos caem em concurso. O da Weitzel é o mais recente, porém seus conceitos são bem batidos nos concursos. Meu estudo agora por eles é de outra forma, lendo minhas marcações e anotações e buscando diferenças/ semelhanças entre os autores.

Entendo como uma evolução do estudo, não apenas “saber” o que está escrito, mas entender melhor a linha de raciocínio do autor.  Provável que em breve um desses esquemas venha parar aqui no blog 😉

É isso, como todos sabem Ranganathan não faz milagre, estudar sim!

Beijos

2 thoughts on “Formação e desenvolvimento de coleções

1. Uma coisa ruim na área editorial sobre Biblioteconomia é que as obras (entidade 1 do grupo 1 dos FRBR) esgotam rápido e praticamente não tem reimpressão/reedição (Manifestação – entidade 3 do grupo 1 dos FRBR). Ficamos sem ter onde comprar. 😦

Gostar