Dicas de estudo – Desenvolvimento de coleções

Existem alguns livros clássicos que sempre vejo cair sobre o tema. Aí vão:

Seleção de materiais de Informação do Waldomiro Vergueiro,  de 2010 está esgotado , mas é fácil de encontra na estante virtual .  Já li e acho bem importante. Aquelas regrinhas de critérios de conteúdo dos documentos , adequação ao usuário  são desse livro e SEMPRE CAI.

Desenvolvimento e avaliações de coleções da Nice de Figueiredo. É um livro de 1993, maaaas ainda vale a leitura.  Li um resumo na época da faculdade.

Bibliotecas como organizações da Maciel. Li recentemente depois que errei uma questão da Fiocruz que era do livro dela. É bem bacana e tem várias definições importantes inclusive sobre gráficos que a biblioteca pode usar, fluxogramas, etc.

Elaboração de uma política de desenvolvimento de coleções em bibliotecas universitárias da Simone Weitzel.  Li também recentemente, é bom e bem focado nas idéias. O conceito principal que já vi cair é o do guarda-chuva.

Outra dica é a leitura da lei 8.666 de licitações e contratos, vira e mexe cai alguma coisa relacionado a compra de livros em instituições públicas. É bom ter uma noção. A lei você pode ler AQUI.

Outro livro que pelo que vi /estudei cai mas não com tanta intensidade :

Avaliação de Serviços de Bibliotecas – Lancaster, F. W – Tenho , mas não li. É de 1989.

Abraços

3 thoughts on “Dicas de estudo – Desenvolvimento de coleções

1. Ola Thalita…estou estudando Ontologia…locazei uma informação sobre Axioma que caiu no BNDES…(Os componentes básicos de uma ontologia, utilizados para modelar sentenças verdadeiras, são chamados de: axiomas. (BNDES, 2013) Você sabe mais sobre o termo?

Gostar