Dicas de estudo – Preservação de Acervos

Preservação é uma das matérias que acho mais bacanas de estudar. Ajuda muito eu ter tido um professor bom dessa matéria, durante a faculdade , quase todo o meu material é dessa época.

É um tema que cai em concursos, principalmente quando a instituição é voltada a preservação histórica de algo.  E com a nova onda da preservação digital é um assunto bem interessante .

Deixo aqui algumas dicas de referências para estudar:

• Manual de Conservação da BN. – Está disponível no Site , ou AQUI. Muito bem explicado e já vi cair diversas vezes. Bem detalhista.
  • Livro – Política de preservação de Acervos Institucionais do MAST – Está disponível no site , ou AQUI.
  • Artigo – ” A preservação dos acervos culturais e sua importância na atualidade: a ótica dos bibliotecários universitários” , AQUI.
  • Artigo – ” Preservação da informação em instituições da administração pública brasileira”, AQUI.
  • Artigo – “Digitalização e preservação digital: a experiência do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (SIBiUSP)”, AQUI
  • Artigo – ” Os Desafios da Preservação de Documentos Públicos Digitais” , AQUI
  • Artigo – “Preservação de documentos digitais” , AQUI
  • Monografia – “As características arquitetônicas dos edifícios de arquivo: o espaço como fator determinante na preservação de acervos”, AQUI
  • Livro – “Planejamento de preservação e gerenciamento de programas ” , AQUI  , esse texto do Atkinson cai MUITO.  Como exemplo, na casa de Rui ano passado caiu e nessa questão aqui na UNIRIO 2008, vejam só, típica questão que se você não deu uma lida no texto/ livro fica ruim de acertar. O Gabarito é : C

unirio 2008

Thalita Gama  😉

2 thoughts on “Dicas de estudo – Preservação de Acervos

1. Duvidas sobre a prova da UNIRIO….a questão sobre Bibliodata que caiu e deram como responta o Catalogo Coletivo…consultei o site e Rede Bibliodata é catalogação. ??

Gostar