Introdução da CDD – Exemplo de questões

Já falei em algumas análises de prova da importância de ler a introdução da CDD, mesmo ela estando em inglês. Google tradutor tá aí pra isso. Vou por alguns exemplos e vocês vão conseguir visualizar melhor.

UNIRIO 2008

35) Na CDD, uma biografia de um missionário metodista norte-americano na China começa por 266 Missões. O conteúdo da obra pode ser expresso por três números diferentes:
266.0092 biografia de missionários
266.02373051 missões estrangeiras dos E.U.A. na China
266.76092 biografia de missionários da Igreja Metodista Unida
De acordo com o princípio do zero, a opção correta é a notação
a) 266.02373051.  b) 266.76092.  c) 266.0092.  d) 266.0023.  e) 266.00920.

Análise: Existe um grande tópico chamado “Classificando com a CDD” página 7 da introdução ,  nele o 2° ponto é sobre usar mais de um assunto na mesma disciplina . O item E é o que trata desse exemplo, EXATAMENTE IGUAL.  Gabarito B

Regra do Zero

36) O princípio norteador da CDD é que as obras devem ser classificadas na disciplina a que se destinam, e não naquela de que derivam. Isso permite que obras utilizadas em conjunto sejam encontradas juntas. Neste sentido, um texto geral de um zoólogo sobre o controle de pestes agrícolas deve ser classificado em
a) Agrozoologia. b) Zoologia. c) Ecologia. d) Zootecnia. e) Agricultura.

Análise : Na página 6 da introdução. EXATAMENTE IGUAL o exemplo. Gabarito: E

Exemplo Agricultura

UNIRIO 2009

36) Assinale as premissas verdadeiras ou falsas em conformidade com a Classificação Decimal de Dewey.

( ) A classificação adequada de uma obra depende, em primeiro lugar, da determinação do assunto a que ela se refere.  CERTO, está na página 5

Determinar o assunto de uma obra
( ) Um ponto decimal é colocado após o conjunto de cada três algarismos, para facilitar a leitura. ERRADO. Está na página 4

ponto decimal
( ) Os números da CDD são incorporados em registros bibliográficos do MARC e distribuídos às bibliotecas por meios de comunicação computadorizados, dados da CIP e fichas da LC.
( ) Os sumários com um só nível nas listagens e tabelas não proporcionam uma visão geral das classes que  têm subdivisões abrangendo 4 a 40 páginas.
( ) Quando um tópico subordinado é uma parte preponderante de um número, às vezes, ele é indicado  como parte de um cabeçalho duplo.

Está correta a sequência

a) V – V – F –F – V.
b) F – V – F – V – V.
c) V – F –V – F – V.
d) F –V – F – V – F.
e) F – F –V – V –F.

Gabarito C   (As outras opções não estão na introdução , mas já dava pra acertar a questão né?)

37) Na CDD, quando encontrarmos vários números diferentes para o assunto de uma dada obra e todos  parecerem igualmente bons, devemos utilizar a:

a) tabela de último recurso.
b) força hierárquica.
c) subdivisão padrão.
d) ordem de preferência.
e) notação interdisciplinar.

Análise: Mais uma questão EXATAMENTE IGUAL. Página 8. Gabarito : A

tabela de último recurso

UNIRIO 2012

36) A respeito da Dewey Decimal Classification 22nd edition, analise as afirmativas a seguir:

I) As notas que definem o que é encontrado na classe e em suas subdivisões e as que descrevem o que é  encontrado nas outras classes possuem força hierárquica. CERTO, está na página 12

Notas de força hierárquicas
II) É possível acrescentar subdivisões-padrão da Tabela 1 a qualquer número das listagens, a menos que  haja uma instrução específica em contrário. CERTO,  está na página 17

tabela 1
III) O classificador nunca deve usar mais de um zero ao aplicar uma subdivisão padronizada, a menos que  seja instruído a fazê-lo.  Mesma regra de zero já comentada.
IV) As notas de números construídos identificam e explicam a origem dos números construídos que são  incluídos nas listagens e tabelas.CERTO, está na página 12

notas construidas

Estão CORRETAS as seguintes afirmativas:

a) I, II, III e IV.
b) III e IV, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I e III, apenas.
e) I e II, apenas.

Gabarito: A

37) Observe a classe no quadro abaixo:

652.302 Níveis específicos de habilidade
[.302 01-.302 09] Subdivisões-padrão