Tipos e tipos de concursos.

Muitas pessoas que estão pensando/começando a estudar para concursos indagações sobre em quanto tempo ela vai ser aprovada. Depende. Do concurso que você quer, qual sua meta final como profissional e disponibilidade de tempo para investir no processo.

Escutei essa semana : Será que com 2 meses de estudo consigo passar na BN?

Uma coisa é você colocar como foco de estudo ser aprovado no BNDES , Petrobrás, ANP, Ancine, Fiocruz,Senado, Câmara, Tribunais e tantos outros que pagam uma remuneração muito atraente  e com planos de carreira que valem a pena. E são mega concorridos.
Outra  coisa é você querer passar em QUALQUER concurso.
 Grande parte dos concursos para prefeituras, universidades, órgãos menores tem uma remuneração menor, menos concorrentes sendo assim
mais “fáceis”, total entre aspas porque até nesses você tem que se esforçar minimamente.
Agora se você conhece um concurseiro da área de biblioteconomia normalmente ele tem uma trajetória assim : Passa em um concurso “pequeno” vamos por no exemplo algum de universidade. Depois de um tempo lá e continuando os estudos passar em um de médio porte ou já pode dar um salto rumo ao topo dos concursos concorridos. A questão é que isso demora.  Dificilmente esse ciclo é rápido tipo 6 meses. A partir do momento que você trabalha e estuda tudo fica mais complicado. Além de todos os problemas/ situações que te impedem de focar totalmente nos estudos.
É CLARO que você pode ser muito inteligente e/ou esforçado e/ou sortudo e passar de cara em um fodão. Sonho de todo concurseiro isso. Mas como falei nesse texto AQUI, isso não é o normal.
Outra  coisa a se pensar é nos tipos de concurso relacionados as vagas. Voltando as universidades. Em 2009 UFRJ fez um concurso com 2 vagas no edital. Chamou mais de 70 bibliotecários, porque abriu mais vagas e porque muitos não assumiram, pessoas se aposentaram etc. Mas você tem noção? Tu vai passa em 70° e é chamado!  Agora UNIRIO 2012 tinham 14 vagas no edital e só passaram 10. Eu fiz essa prova estava difícil e chata! E desses 14 só 6 ou 7 assumiram. Sobrou vaga. Eram 700 inscritos. Muitas pessoas decepcionadas no final. Cada concurso é um concurso, infelizmente a maioria tem 1 ou 2 vagas. Quando paga BEEEEM então aí que são poucos para MUITOS concorrentes. E bem preparados.
Agora respondendo o coleguinha que me perguntou se pode passar na BN com 2 meses de estudo. Pode, é claro! São muitas vagas (33) e sabemos que lá tem muitas pessoas no caminho da aposentadoria. Dedique-se, estude e corra atrás quem sabe nesses 2 meses vocês estuda com qualidade , foco e arrebenta na prova? Não há como saber, temos que tentar. Passando ou não tudo vira experiência e história pra contar (:
Beijos
Thalita Gama
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s