O básico sobre Ranganathan

Ranganathan

Ranganathan é um assunto que vira e mexe cai em concurso. Vou deixar aqui um resumo básico do que todo mundo precisa decorar   ou melhor saber (:

• Ranganathan desenvolveu sua classificação facetada na década de 30, criando sua Colon Classification , apresentando um esquema que possibilita um lugar aos novos conhecimentos que podem surgir no mundo.

1° lei :  Os livros são para serem usados – Relação com circulação e usabilidade

2° lei: A cada leitor o seu livro – Estudo do usuário, desenvolvimento de coleções, principalmente seleção.

3° lei : A cada livro o seu leitor : Disseminação seletiva da informação

4° lei : Poupe o tempo do leitor : Serviço de referência

5° lei : A biblioteca é um organismo em crescimento – Planejamento para poder crescer, e crescer não significa espaço, e sim importância social.

Dica parta lembrar a ORDEM :

Livros

Leitor/Livros

Livros/Leitor

Leitor

Biblioteca

• As quatro primeiras leis orientam a gerência e a administração das bibliotecas.

• Quando Ranganathan diz “Poupe o tempo do leitor” ele está complementando a lei “Os livros são para usar”. O objetivo da usabilidade é facilitar a vida do usuário.

• A segunda lei “Para cada leitor o seu livro” está relacionada as bibliografias que contribuem com a divulgação dos documentos e permitem identificar aqueles que atendam a necessidade de cada usuário.

• A terceira lei “Para cada livro o seu leitor” está vinculado a sistema de livre acesso/ arranjo alfabético.

• A quarta lei “Poupe o tempo de leitor” trata das funções da biblioteca e também as obras de referência. orienta para a seleção de uma coleção ampla e representativa de obras de referência que apoiam a pesquisa bibliográfica.

• A quinta lei enuncia o principio do planejamento e organização em bibliotecas.

~ Segundo Ranganathan pode-se analisar sob quatro categorias os compromissos implicitos na tarefa de proporcionar a cada pessoa o seu livro: do estado, da autoridade incumbida das bibliotecas, do pessoal das bibliotecas e dos próprios leitores.

* Essas anotações eu fiz estudando são de materiais da época que fiz faculdade a notações de questões. Não sei exatamente da onde veio nada.