Como estudar

Começar a estudar para concurso em biblioteconomia, como fazer ?

Primeiro passo: Acho primordial dar uma revisão em todos os materiais acumulados durante a faculdade. Por mais que muitas matérias  e professores pareçam inúteis, artigos, exercícios e trabalhos dados em sala de aula podem te ajudar. Se você ainda está na faculdade otimize seu tempo futuro e se dedique a aprender de verdade durante as aulas. Vai te ajudar a não ter que ralar tanto mais pra frente.

Segundo passo: Literatura da área. Comprar ou tirar xerox dos principais livros que caem na nossa área em concurso. biblioteconomia não tem muuuitos livros, o problema é que a maioria está esgotada no mercado. A minha solução apesar de ilegal  é você conseguir em bibliotecas de universidade por exemplo ou com amigos que tenham os livros e tirem xerox. Você precisa só da informação que está no papel e não da beleza do livro. É claro que se puder e achar compre os livros, valorize nossa área e nossos autores. Em breve farei uma lista de livros aqui e vou comentar eles.

Terceiro passo: Sintetizar as informações. Eu adoro fazer resumos. Sei que um tempo considerável é perdido nesse processo, mas pra mim ele funciona. Gosto de ler o livro inteiro e ir resumindo, a mão. Tenho amigas que gostam de digitar e transformar em PDF, também é uma opção. A questão é que resumindo ou não você precisa ler os livros clássicos como Lancaster, Grogan,Le Coadic etc

Quarto passo: Exercícios. Faça MUITOS exercícios, faça todos os que conseguir. Há sites com questões na nossa área como o http://www.questoesdeconcursos.com.br/home/public   e o  http://rotadosconcursos.com.br/. As assinaturas não são caras e você pode fazer infinitas questões de biblioteconomia como de português e outras disciplinas. Outro site que ajuda muito nessa preparação é o PCI concursos : http://www.pciconcursos.com.br/ , baixar provas, acompanhar abertura de concursos é lá mesmo!

Quinto passo: Planejamento. Faça um cronograma de estudos, você pode pegar o edital de um concurso aberto ou um que você pretende fazer quando abrir e ir seguindo as matérias. Faça de uma forma a equalizar leitura de conteúdos novos, revisões do que já anotou , questões novas e leitura de artigos.

Sexto passo: Revisão. Acho que mais importante do que aprender algo nosso e guardar de forma  fixa na nossa memória. concurso nada mais é do que isso. Decorar, entender e aplicar no momento da prova. Você precisa estudar para entender o bojo geral da matéria, fazer revisões sempre para decorar termos, normas e números e fazer exercícios da disciplina para treinar a aplicação desse conhecimento.

Sétimo passo: Sagacidade. Seja esperto. Se interesse por concursos. Fique de olho nos editais que podem abrir no período de 6 meses e já comece a estudar. quando a banca for definida procure provas anteriores da organizadora  para saber o estilo de questões. Se for uma área bem específica como biblioteca universitária , biblioteca na área de saúde ou jurídica você pode e deve procurar provas de órgãos afins e provas anteriores do mesmo órgão. bibliotecas especializadas costumam ter provas com conteúdos similares. Converse com quem já passou em concursos, pegue dicas, troque figurinha. Quanto mais você se envolver no mundo dos concursos mais animo você terá para estudar e virar a página da sua vida dessa fase.

Espero ter ajudado vocês a se organizarem.

 

E lembrem-se Ranganathan não faz milagre! Estudar sim! (:

Abraços! Thalita Gama

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s